Festival de bandas traz expressivo público à Praça Tiradentes

9
Festival de bandas traz expressivo público à Praça Tiradentes/Divulgação

O tradicional Festival de Bandas marcou o encerramento das atividades culturais em comemoração ao aniversário de Conselheiro Lafaiete que completou neste mês 227 anos. Durante todo o domingo diversas bandas locais e de cidades da região encantaram o público presente brindando a todos com belíssimas apresentações.

Ao iniciar o 35º Festival de Bandas as corporações musicais participaram do desfile de apresentação e se posicionaram em frente à prefeitura para o hasteamento dos pavilhões realizado pelo Prefeito Mário Marcus, o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio e o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette. O Hino Nacional foi executado pela união de todas as bandas presentes.

Mário Marcus anunciou a abertura oficial do festival e, na oportunidade, agradeceu a presença das bandas e ressaltou a relevância da preservação das bandas para a cultura da cidade e região. Destacou que a realização de festivais como este contribui para o resgate e a preservação das bandas de música, bem como incentiva a participação dos jovens e a criação de novas bandas, garantindo assim a perpetuação desta cultura.

Em seguida todos se dirigiram à Praça Tiradentes, local em que as bandas puderam se apresentar ao público. Estiveram presentes a Sociedade Musical Santa Cecília, Banda Campo Alegre dos Carijós – Aposentados, Grêmio Musical 12 de Outubro, União Musical Nossa Senhora das Graças, Banda Racional Universo em Desencanto, ambas da cidade de Conselheiro Lafaiete; Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Senhora de Oliveira; Corporação Musical Nossa Senhora das Graças de Catas Altas da Noruega; Corporação Musical Santo Antônio de Itaverava; Banda Sinfônica da Secretaria de Educação e Corporação Musical Senhor do Bom Jesus da cidade de Congonhas e Sociedade Musical Santo Antônio de Ouro Branco.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, prestou duas homenagens a músicos que se destacaram pela sua trajetória de luta em prol da manutenção das bandas na cidade. Foram eles Sr. Tarcísio Mário da Silva e homenagem póstuma ao Sr. Joubert Moraes, mais conhecido como Ló, falecido em julho deste ano.

Ao encerrar o festival o Prefeito Mário Marcus e o Secretário Geraldo Lafayette ainda prestaram uma homenagem aos maestros que com muito empenho, carinho e dedicação regem as bandas e contribuem para a manutenção da cultura.