Fogo cresce e toma grande parte da Serra de Itatiaia em Ouro Branco

11

Um incêndio toma o Monumento Natural Estadual Serra de Itatiaia e grandes labaredas são vistas de longe. Há mais de 5 horas o fogo consome grande parte da área verde de umas das serras e matas mais bonitas da região, situada entre Ouro Branco e Ouro Preto. Brigadistas e voluntários trabalharam desde o início do incêndio mas devido ao difícil acesso a serra terminaram os trabalhos e amanhã bem cedo retomam o desafio de debelar o fogo.

Fogo toma grande parte da Serra de Itatiaia, área de preservação controlada pelo IEF

Em menos de 10 dias, Ouro Branco foi abalada com um incêndio de grandes proporções que atingiu a Serra do Ouro Branco deixando prejuízos naturais incomensuráveis e custou ao Estado mais de R$ 1 milhão somente o uso de 4 aeronave se um helicóptero.

Criado em setembro de 2009, o Monumento até hoje ainda não saiu do papel e depende investimento para a sua efetivação. A área total da área da unidade de conservação, que fica ao lado da Serra de Ouro Branco, é 3.3 mil hectares. O local reserva as belezas naturais de um eco sistema rico em fauna e flora com  belas cachoeiras muitos frequentadas. Com o fogo a biodiversidade corre risco. Mais informações em breve.