Garimpando – quadros dos doutores da igreja – 3 São Jerônimo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Avelina Maria Noronha de Almeida

[email protected]

Trabalha em algo, para que o diabo te encontre sempre ocupado.

São Jerônimo

SEGUNDO QUADRO NA PAREDE À ESQUERDA DE QUEM ENTRA

Foto de Mauro de Faria Dutra

São Jerônimo, também conhecido como Jerônimo de Estridão,  nasceu na Dalmacia (Iugoslávia), em 27 de março de 347 d.C.e faleceu em 30 de setembro de 420 d.C. Foi grande teólogo e historiador, conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. conhecido também por defender o Dogma da Virgindade Perpétua da Virgem Maria. Seu nome completo era Eusebius Sophronius Hieronymus e escreveu os seguintes livros: De Viris Illustribus e Crônica.

            É apresentado, no quadro desta matriz, com um livro e uma caneta, vendo-se no chão um crânio humano, lembrando ao homem de carne e osso que o tempo tudo destrói.

         Devido a seu temperamento e suas tendências foi para o deserto fazer penitência de seus pecados, rezando muito, com jejuns rigorosos, sem dormir e quase chegou a falecer por isso, mas não conseguiu paz descobrindo que sua missão era junto às pessoas. Foi, então, para Constantinopla, onde se encontrou com São Gregório, convertendo-se com seus sermões e descobrindo o caminho do amor pelo estudo das Sagradas Escrituras.

         São Jerônimo faleceu em Belém, para onde fora em 386, ali permanecendo até o fim de sua vida como monge, fazendo penitência e estudando, continuando as traduções bíblicas. Faleceu no de 420, próximo à gruta da Natividade. É o padroeiro dos bibliotecários, dos tradutores, dos secretários e de todos os estudiosos da Bíblia. No dia 30 de setembro, aniversário de sua morte, comemora-se, no Brasil, o Dia da Bíblia.

         A imagem de São Jerônimo revela aquilo de mais importante fez este grande santo. Seu trabalho, feito no Século IV é útil à Igreja e à humanidade até os dias de hoje.

Foto da Internet

SIMBOLISMOS EM SÃO JERÔNIMO

         Informações da Internet, cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-jeronimo/144/103/:

         “A imagem de São Jerônimo revela aquilo de mais importante fez este grande santo. Seu trabalho, feito no Século IV é útil à Igreja e à humanidade até os dias de hoje. Por isso, as representações de São Jerônimo são cheias de símbolos.

.

A barba branca de São Jerônimo

            A barba branca de São Jerônimo simboliza sua idade avançada, mas, principalmente, sua sabedoria. Ele faleceu em 30 de setembro de 420, aos 78 anos. Homem extremamente culto e sábio. Era poliglota e profundo conhecedor das línguas semíticas, principalmente o Hebraico, o aramaico e o grego. Foi secretário do Papa Dâmaso e ajudou a combater grande heresias. Fundou mosteiros para homens e mulheres na Terra Santa e traduziu a Bíblia das línguas originais para a língua falada pelo povo de então, o Latim. A braba branca de São Jerônimo representa toda esta bagagem.

.

O hábito marrom de São Jerônimo

            O hábito marrom de São Jerônimo representa sua simplicidade e humildade de vida. Apesar de sua grande cultura, apesar de ter sido secretário do Papa e de ter frequentado a mais alta sociedade em Roma, São Jerônimo passou a maior pare de sua vida, 35 anos, vivendo numa caverna, fazendo suas traduções e dedicando-se à oração e à penitência. Vivia uma vida extremamente simples, tendo somente o necessário para viver.

.

O livro nas mãos de São Jerônimo

         Lembrando a sua tradução da Bíblia.”

Imagem da Internet

FRASES DE SÃO JERÔNIMO

         “Na oração falamos com Deus; na boa leitura é Deus que nos fala.”

         “Colho rosas dos espinhos, da terra ouro, e da ostra a pérola.”

         “Arranja sempre alguma coisa por fazer, para que o demônio te veja sempre ocupado.”

         “Comece agora o que você será daqui para frente.”

SÃO JERÔNIMO, ROGAI POR NÓS!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *