Gestão do hospital Bom Jesus em Congonhas será terceirizada

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com a finalidade de apresentar o modelo assistencial que deverá ser implantado até o próximo mês no Hospital Bom Jesus, a equipe do Instituto Laborare, empresa de gerenciamento hospitalar contratada pela Associação Hospitalar Bom Jesus, se reuniu com o corpo clínico, funcionários da instituição e membros da sociedade civil nessa quarta-feira, 1° de março, no salão da sede da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Estiverem presentes à reunião os membros da Comissão Interventora do Hospital Bom Jesus, o promotor de justiça Dr. Vinícius Alcântara Galvão; o vereador Carlos Afonso Magalhães; o diretor do Instituto Laborare, Tiago Lucas da Cunha Silva; o diretor administrativo do Hospital, Michel Eduardo da Silva; o diretor técnico do Hospital, dr. Nicodemos de Arimateia e o diretor Clínico, dr. Rogério Santiago. O encontro contou, ainda, com representantes da Polícia Militar e de entidades, como Rotary, Maçonaria e Conselho Municipal de Saúde.

Foto:divulgação
Hospital terá novo modelo assistencial/Foto:divulgação

Segundo o diretor do Instituto Laborare, Tiago Lucas da Cunha Silva, o Hospital Bom Jesus atende não só Congonhas, mas também as cidades circunvizinhas, que somadas formam uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. “Assumimos a Associação Hospitalar em Janeiro de 2016. Iniciamos nossas atividades para, primeiramente, conhecer a realidade econômica, financeira e assistencial da instituição e entender o papel do Hospital na região”, completa.

Dos 72 leitos do Hospital Bom Jesus, 45 são destinados a atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo assistencial que será implantado passa pelos pilares da qualidade da assistência, entre elas o alcance das metas diárias para o atendimento ao SUS, satisfação dos pacientes e humanização. Além disso, contempla a assistência básica, com o pronto-socorro, unidade de internação, bloco cirúrgico e ambulatório de especialidades; e a gestão de leitos, garantindo a acessibilidade e refletindo em melhorias na qualidade do atendimento

.

A Comissão constatou que o modelo vigente não atende aos anseios da população, não cumprindo integralmente acordos mantidos com o Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde.

A Comissão Interventora está em contato com outras entidades hospitalares que passaram por reformulação e implantação do mesmo modelo proposto ao Hospital Bom Jesus, como em Ibirité e Sete Lagoas, onde o Laborare também atua. Estas cidades, segundo a Comissão, apresentaram melhorias substanciais no atendimento ao SUS e no papel que desempenham dentro da rede de saúde.

Prefeitura investe no Hospital Bom Jesus

Desde que assumiu o Hospital Bom Jesus, a Prefeitura aprimorou os serviços prestados, investiu em reformas de leitos, do Centro Cirúrgico e reestruturou a parte administrativa e financeira. Para garantir o atendimento de qualidade a toda a população e aumentar a receita da instituição, a Comissão Interventora elabora diversos projetos, entre eles o da construção dos centros de Tratamento e Terapia Intensivo (CTI) e de Imagem. Os funcionários também recebem qualificação profissional e outros benefícios.

Mais de 70% dos leitos já foram reformados durante o período em que o Hospital está sob a administração da Prefeitura. O Centro Cirúrgico também passa por modificações e em breve contará com novas estruturas. Um convênio firmado entre o Hospital Bom Jesus e a Secretaria de Saúde do Estado também prevê a reforma do telhado, no valor de R$ 500 mil, dos quais a instituição recebeu, em 2013, apenas R$ 48 mil e aguarda o repasse do restante.

O Instituto Laborare, empresa de consultoria hospitalar, foi contratado para gerenciar e aprimorar o serviço assistencial do Hospital. A empresa, que assumiu os trabalhos em janeiro deste ano, atua em hospitais de outras cidades, como Divinópolis, Diamantina e Lagoa Santa. A comissão interventora da Prefeitura continua atuando na gestão administrativa da instituição.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *