Ginásio e uma praça foram inaugurados nesta sexta no Dom Oscar

22

Montagem Dom Oscar

Ginásio Boa IMG_2577 IMG_2591 IMG_2610

Primeira determinação do atual governo municipal, o novo Ginásio Poliesportivo do Dom Oscar e a praça ao lado foram inaugurados oficialmente nesta sexta-feira, 23, diante da comunidade, de autoridades e ao som da banda do Arte na Escola. A antiga quadra em más condições de uso foi transformada em um ginásio poliesportivo devidamente equipado. Ao lado, a Prefeitura criou uma área de convivência, que já é ocupada pela boa prosa, a rica expressão cultural congonhense e mais atividade física.

A praça possui anfiteatro com arquibancada, um coreto para apresentações culturais – como as interferências do Festival de Inverno – bancos característicos de praças, mesinhas com baquinhos, paisagismo, iluminação e uma academia ao ar livre.

Já o ginásio possui quadra com tinta epóxi sobre um piso todo novo. Também são totalmente novos o telhado, as arquibancadas, vestiários para o time local, visitante e arbitragem, banheiros públicos masculino, feminino e outro com acessibilidade, sala da administração com depósito para material esportivo, um palco, placar eletrônico com jornal, alambrados e redes laterais de proteção, sistema de iluminação e paredes recuperadas e pintadas.

No início de 2013, os moradores das proximidades do antigo Clube Dom Oscar e da antiga quadra reivindicaram da Prefeitura uma melhor destinação para os dois espaços públicos. O Sr. Heleno Crus encabeçou um abaixo-assinado solicitando providências por parte do Município e foi apoiado por outros moradores e o vereador Marcos Rezende Amaro (Coruja). “Então nos reunimos com todos na antiga quadra. Estes espaços estavam se destinando a práticas nocivas à população. Determinamos de imediato à nossa equipe para que começasse a acabar de demolir o clube e elaborar projetos para o novo ginásio e para a praça. Imediatamente a Secretaria de Esporte e Lazer assumiu a antiga quadra e trouxe para cá as escolinhas. Atualmente, há uma infinidade de atividades esportivas e sociais no ginásio. A comunidade já se apoderou da praça também, como podemos ver durante esta inauguração e nos dias normais”, comentou o prefeito Zelinho, que esteve acompanhado durante a inauguração da primeira-dama Miriam Schwab, vários secretários municipais, outros assessores e diretores de escolas municipais.

O chefe do executivo completou: “Investimos na educação, saúde, esporte, lazer, assistência social, que são áreas interligadas. Estamos construindo mais sete ginásios pela cidade e já havíamos entregado este e o do Pires. Praças inauguramos esta, estamos finalizando duas na Vila São Vicente, construindo uma no Binário Santo Antônio e outra no Joaquim Murtinho, e investimos em tantas outras. Agradeço aos secretários José Lúcio de Castro (Esporte e Lazer) e Rosemary Benedito (Obras), à comunidade por ter acreditado na nossa promessa de recuperar este espaço, à PM em nome do Comandante Jardel Eduardo pela parceria que nos ajuda a tomar conta da cidade e por está sempre presente nos eventos”.

O morador Heleno Cruz, representando a população, discursou durante a solenidade dizendo que mora há mais de 40 anos no Dom Oscar e que sofreu muito com o antigo clube. “Diziam que a culpa era da Prefeitura. Então procuramos o Zelinho, que foi o responsável por esta mudança que presenciamos hoje. O Zé Lúcio e minha esposa, Eva, foram incansáveis também nesta batalha. Agradeço ainda aos meus visinhos e aos vereadores que aprovaram esta obra”, comentou.

O Sr. Dodô, 74, também mora há mais de 40 anos no Dom Oscar e está muito satisfeito com a Administração Municipal por ter cumprido a promessa de recuperar o local. “Não temos nem como agradecer uma melhoria dessas que recebemos. Quero ajudar a tomar conta disso aqui, para evitar o que fizeram dias atrás, arrancando as mudas que tinham sido plantadas. Isso aqui é nosso e temos de cuidar”, afirma.

Representando o vereador Marcos Rezende Amaro (Coruja), que participa de um Congresso, o assessor parlamentar Antônio Oliveira disse que, “um dos papeis do vereador é se reunir com a população e o Governo, como fizemos. Além de tornar o ambiente mais belo, agradável e seguro, este complexo possui um ginásio que é referência para a cidade. Agradecemos também o prefeito pelas obras de infraestrutura urbana realizadas no Cristo Rei e no Residencial”.

Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Eládio Duarte lembrou que “as pessoas diziam que a Prefeitura cuidava só do Centro, mas esta é uma prova de que isso mudou. Parabéns ao prefeito Zelinho e à comunidade, que se mobilizou. Este ginásio é de Congonhas. Poucas cidades têm um complexo deste. Esta obra coroa o Governo Municipal, que desenvolve várias obras, apesar da crise”. Também estiveram presentes à dupla inauguração os vereadores Adivar Geraldo Barbosa e Hemerson Ronan Inácio (Mércio).

O secretário José Lúcio, que também agradeceu todo o apoio da Secretaria de Obras e afirmou que o prefeito teve a coragem de mudar a realidade dos moradores do entorno do novo complexo de esporte e lazer. “Já a população eu sei que vai cuidar muito bem da praça, como já tem zelado pelo ginásio neste seis meses de uso, como se fosse a casa de cada um”, completou.

Vilma Maris da Cruz, 59, que mora há 36 anos no entorno do novo complexo, se mostra plenamente satisfeita. “De manhã e à tarde, e agora com a iluminação reforçada também à noite, isso aqui fica cheio. A criançada brinca direto na praça. Eu e minha filha utilizamos a academia ao ar livre. Só não procurei o Núcleo de Ginástica ainda por falta de tempo e porque preciso ver se tem vaga para o momento.”, comenta.

O jardineiro da Prefeitura, José Paulinho Sabará, também mora no entorno da praça e do ginásio. Além de muito satisfeito, ele orienta os visinhos para, juntos, vigiarem os novos equipamentos de lazer e esporte que receberam. Ele conta ainda que “é muito importante para nós que moramos aqui no bairro usufruir de um local como este. Minha esposa e minha filha são frequentes na praça. Eu já faço academia. Minha mãe de 87 anos agora fica de olho na praça sempre que pode”.

Utilização do ginásio

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer retomou algumas atividades esportivas no Dom Oscar e implantou outras. As escolinhas de futsal e vôlei, que juntas somam 300 alunos somente naquela região da cidade, e a de handebol foram reativadas. A ginástica do Congonhas Mais Saudável foi implantada, com 35 pessoas por horários. Durante a reforma geral do Poliesportivo Central, na Praia, as atividades desenvolvidas lá estão sendo praticadas no novo ginásio.

Além de campeonatos, o Ginásio do Dom Oscar recebe ainda os cerca de 15 grupos de peladeiros, com 300 pessoas da região (Vila Rica, Fonte dos Moinhos, Barro Preto, Lucas Monteiro, Residencial, Cristo Rei e Dom Oscar). Entidades, como as de artes marciais, também se beneficiam deste novo equipamento esportivo de Congonhas.

Eventos da comunidade, como o do Dia das Mães, são realizados na quadra, a exemplo daqueles de responsabilidade das secretarias de Esporte e Lazer, Saúde, Sedas e Educação.

Fotos:divulgação:SECOM