IFMG ocupado: Câmara de Lafaiete vai discutir impactos da PEC 241

14
Um dos cartazes espalhados pelo IFMG/Reprodução
Um dos cartazes espalhados pelo IFMG/Reprodução

A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete realiza amanhã, dia 23, a partir das 18:30 horas, a Audiência Pública que objetiva discutir e debater juntamente com a sociedade a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) 241/2016 (Câmara dos Deputados) – 55/16 (Senado), que “Altera o Ato das Disposições Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal” e a MP 746/2016 que “Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei no 11.494, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação, e dá outras providências”. O autoar do requerimento é o vereador Pedro Américo (PT).

Ocupação

Desde o último dia 16, quarta feira, um grupo de estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais ocupa o IFMG Campus Conselheiro Lafaiete. O movimento faz parte da resistência a PEC 241

Cerca de 30 estudantes do IFMG Lafaiete fazem revezamento em todas as atividades, e assumem desde a limpeza do local até fazer a própria alimentação. Normas foram estabelecidas e são seguidas para manter a ordem no espaço público. Comissões foram formadas para administrar a situação. Para permanência no local os menores têm por escrito a autorização dos pais.

Os ocupantes afirmam que não há interferência que impeça as atividades no campus. Participam do movimento estudantes dos cursos integrados de eletrotécnica e mecânica, enquanto os dos cursos subsequentes e Pronatec seguem com a rotina de aulas.

Os estudantes disseram ter apoio de boa parte dos professores. Os que não apoiam também não hostilizam e respeitam a decisão deles, afirmaram.

Especificamente sobre o IFMG de Lafaiete os estudantes reivindicam melhoria nos laboratórios, reforma da quadra e liberação de internet  em toda extensão do campus, entre outras melhorias

Toda as ações da ocupação estão no facebook: ocupaifmg-campusconselheirolafaiete. O email disponibilizado para troca de informações e ideias é o [email protected].

Colaborou: Site Fato Real