Incêndio é debelado mas deixa rastro de destruição na serra de Itatiaia

9

Com um prejuízo ambiental incomensurável, terminou, depois de quase 60 horas, o incêndio no Monumento Natural da Serra de Itatiaia na divisa de Ouro Preto e Ouro Branco. O fogo começou na quarta feira pela manhã, dia 20, nas comunidades de Chapada e Lavras Novas, em Ouro Preto, e entrou na área da unidade de conservação. Os trabalhos terminaram na sexta feira, dia 22.

Brigadistas subiam ao topo da serra de Itatiaia de helicóptero, de carro ou apé inciando a caminhada às 4:00 horas

Com a ajuda da Força Tarefa Previncendio, do Governo do Estado, a mesma que há 20 dias atrás no combate ao incêndio cerca de 25% do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, foram mobilizados 22 brigadistas, 2 voluntários, além de funcionários do Monumento e da Serra do Ouro Branco, juntamente com 2 aviões lançando água e um helicóptero da Polícia Militar dando apoio e infra estrutura a operação como alimentação.

Para se medir o esforço da operação, a equipe do Monumento subia a pé desde às 4 horas da manhã ao topo da serra (1.500 metro de altitude), outros iam de helicóptero ou de carro onde era possível chegar para combater a chamas criminosas que consumiram inicialmente cerca 900 hectares de área verde, mata atlântica, entre as quais parte da unidade e outras de áreas particulares.

Cerca de 900 hectares foram consumidos pelo fogo destruindo a fauna e flora

Para a natureza o saldo é de queimada flora em campos rupestres, campos de altitude, campos herbáceos, destruição da fauna silvestre que perdeu grande parte do habitat e recursos alimentícios.

Criado em setembro de 2009, o Monumento até hoje ainda não saiu do papel e depende investimento para a sua efetivação. A área total da área da unidade de conservação, que fica ao lado da Serra de Ouro Branco, é 3.3 mil hectares. O local reserva as belezas naturais de um eco sistema rico em fauna e flora com belas cachoeiras muitos frequentadas.

Diferente dos Parques, o  Monumento permite áreas particulares dentro dele e cabe ao Estado e aos proprietários a sua efetivação. O Monumento possui sede, cedida pela Prefeitura de Ouro Branco, na Vila Itatiaia, e conta com 3 funcionários, 4 brigadistas, 3 veículos e plano de manejo.

Fotos: Divulgação