INSS regulamenta a entrega de documentos no sistema Drive Thru

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Chamada Exigência Expressa, o modelo permite a entrega de documentos pendentes

na porta das agências. O intuito é agilizar a conclusão dos pedidos de benefícios

Diante da suspensão do atendimento presencial, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) regulamentou um novo sistema para que segurados possam entregar documentos pendentes de forma mais rápida. O intuito é agilizar a conclusão da análise dos pedidos de benefícios.

A chamada Exigência Expressa, conhecida como  ‘Drive Thru’ do INSS, permite a entrega de documentos faltantes na porta das agências. O instituto disponibiliza urnas para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS na unidade mais próxima.

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”,  ressalta o INSS. A medida será adotada em todo o país.

Como funciona?

Para fazer a entrega dos documentos no sistema ‘Drive Thru’, o interessado deve realizar o agendamento pelo telefone 135 ou site Meu INSS. Para isso, é necessário ter em mãos o número de protocolo do benefício em análise, além do nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna.

O usuário também será orientado a realizar os alguns procedimentos para a entrega dos documentos: preencher o formulário de ‘Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações’; incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” em envelope; lacrar e identificar o envelope pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento.

A urna, independente da localidade, fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para garantir o distanciamento social, o depósito de documentos na caixa coletora ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. A Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Exigência Expressa

O Instituo adotou o sistema ‘Drive Thru’ porque estava realizando apenas o atendimento remoto, desde março, devido a pandemia de Covid-19. As mais de 1,5 mil agências do INSS que estão fechadas desde essa época estão previstas para reabrir somente a partir do dia 24 de agosto.

A nova forma de atendimento foi iniciada como uma experiência-piloto em São Paulo, no começo de julho deste ano. Hoje, a Exigência Expressa já se encontra disponível em 803 municípios brasileiros, sendo 215 em São Paulo, 158 na região Sul e 430, no Nordeste.