Itatiaia realiza Festival de Cultura e Gastronomia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Comunidade de Itatiaia promove mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia, das 9h às 17h

Itatiaia realiza Festival de Cultura e Gastronomia/Divulgação

No dia 20 de maio, domingo, Itatiaia (Ouro Branco/MG) promove a Feira de Artesanato e Gastronomia, das 9h às 17h, no adro da Matriz de Santo Antônio. O adro da Matriz de Santo Antônio se enche de barraquinhas, com exposição de artesanato local e venda de comidas típicas, em uma grande mostra da cultura da localidade. Tem bordados e trabalhos manuais, produzidos localmente, e a culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas.

As participantes das oficinas de artesanato promovidas pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis estão se especializando em retratar, nas peças produzidas, a maior joia de Itatiaia: a Matriz de Santo Antônio, tombada pelo Iphan e restaurada com o apoio da comunidade. A comida típica local, em receitas e segredos de família, tempera a Feira de Artesanato e Gastronomia de Itatiaia com sabores, texturas e odores de dar água na boca. O adro vira o ponto de encontro para degustar delícias, comprar presentes, prosear com os amigos e encantar turistas com as histórias de Itatiaia. A Feira incentiva a economia coletiva e solidária, oferecendo oportunidades de geração de renda e de sustentabilidade para a comunidade, e ainda valoriza o patrimônio e o turismo locais.

“O sucesso da Feira de Artesanato e Gastronomia é crescente, sempre com grande participação da comunidade e de visitantes. Ficamos muito felizes ao ver nossas tradições sendo prestigiadas. Isso nos dá força para se: a cada edição, mais pessoas comparecem para prestigiar nas nossas tradições”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis.

Durante a feira, é possível visitar a Matriz de Santo Antônio, recém restaurada e aberta à visitação, com o acompanhamento de pessoas da comunidade, treinadas para contar a história do templo e de seu restauro. O ingresso é R$ 5,00, valor integralmente destinado à manutenção da Matriz.

Programação:

Encontro de Motociclistas

Ação Social

11h – Zumba de Itatiaia e região

12h – Balé Ousadia

12h30 – Banda Sativa Sonitus

14h – Edson Carmeleosi (voz e violão)

15h – Banda Jokers

A Feira de Artesanato e Gastronomia é promovida pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e pela Associação dos Moradores do Povoado de Itatiaia e Prefeitura Municipal de Ouro Branco, com o patrocínio da Codemge e Governo de Minas Gerais, mostrando que a comunidade, unida, consegue grandes avanços.

Bem-Te-Vis

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

Entre os parceiros da Associação estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, empresas públicas e privadas e a comunidade de Itatiaia.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis é responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.

Serviço

Feira de Artesanato e Gastronomia de Itatiaia (Ouro Branco/MG)

20 de maio (domingo)

Das 9h às 17h

No adro da Matriz de Santo Antônio

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *