Lafaiete realiza Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

9

No último sábado, 29/07, aconteceu a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Solar do Barão de Suaçuí com o tema: “O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial – Por Nenhum Direito a Menos”. Especialmente ornamentado para a ocasião, o Solar recebeu representantes de diversos segmentos sociais, do movimento negro e sociedade civil, bem como autoridades municipais.
A mesa de abertura foi composta pela Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, o Vereador Alan Teixeira, a Professora Marai Jussara dos Santos Tertuliano representando a Superintendência Regional de Educação – SER e a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Conselheiro Lafaiete, Márcia Aparecida Rocha. Após a abertura houve uma apresentação cultural com o Grupo de Cultura Afro Arerê e em seguida a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.
Para elucidar sobre o tema central da Conferência foi convidada a Sra. Maria Imaculada Ferreira Marcelino que é Diretora de Relações Institucionais da Subsecretaria de Igualdade Racial / SEDPAC do Governo de Estado.

Conferência aconteceu no último sábado, 29/07/Reprodução

Após as explanações os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho – GTs a fim de apresentar as propostas para direcionamento de implantação de Políticas Públicas que contemplem tanto a população negra quanto outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.
Segundo os organizadores a Conferência foi realizada com o objetivo de pensar como nossa sociedade pode lidar com o desafio que a problemática da convivência com a diversidade étnico-racial e as manifestações de discriminação, veladas ou explicitas, dela resultadas colocam cotidianamente em nossa vida. É preciso que a sociedade enfrente o racismo institucional que há em nosso país de maneira que, em um futuro próximo, possamos viver em uma sociedade igualitária, que respeite o direito de todos.
Na plenária final foram votadas as propostas apresentadas pelos GTs e em seguida eleitos os delegados que representação Conselheiro Lafaiete na IV Conferencia Estadual de Promoção da Igualdade Racial.