19 de abril de 2024 08:35

Livro conta a história de Lamim desde os primórdios e retrata a festa do Divino

No sábado, 22/05, será lançado em Lamim, um livro que busca narrar os principais fatos e temas da rica história da cidade. De autoria de Luiz Fernando Nogueira Veloso, mestre em história, é professor da Escola Estadual “Napoleão Reis”, o livro “Lamim – História e Memória” será lançado no coreto da praça Padre Lucas Leal, no Centro da cidade às 15h.

A programação prevê sessão de autógrafos de 15h30 às 18h. Também haverá apresentação da Corporação Musical Divino Espírito Santo. Todo o evento seguirá os protocolos sanitários com uso de máscara e álcool 70% e será transmitido pela internet.https://a1454103d78609334bcd1dad802af934.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A obra

Baseando-se em fontes documentais, orais e bibliográficas, obtidas ao longo de 20 anos de pesquisa, o autor procura abarcar o período que vai desde a chegada dos primeiros colonos, em 1710, até os dias atuais. O livro é organizado em diversos pequenos capítulos, os textos retratam temas centrais, como sociedade, economia, formação dos primeiros sítios e fazendas, emancipação política e instrução pública.

A religiosidade também foi abordada, com destaque para a Festa do Divino e o processo de construção da Matriz. O livro traz curiosidades, como a origem da rivalidade entre Lamim e Rio Espera, do apelido Canjiquinha, entre outras. Aspectos da cidade são apresentados nos capítulos que tratam das praças centrais, da iluminação pública e dos meios de comunicação. Instituições também receberam atenção, como a Associação dos Laminenses Ausentes, a Banda de Música, a Biblioteca Laminense, o Laminense Futebol Clube. Este livro proporciona ao leitor uma viagem ao passado de Lamim e às suas memórias.

Convidamos o Poder Público, as empresas, escritórios, clínicas e demais estabelecimentos a nos apoiar nesse projeto, que será um legado importante para o resgate e a manutenção da História de Lamim. Os parceiros terão suas logomarcas registradas no final do livro.Segue o resumo da obra: O livro busca narrar os principais fatos e temas da rica História de Lamim. Baseado em fontes documentais, orais e bibliográficas, obtidas ao longo de vinte anos de pesquisa, o autor procura abarcar o período que vai desde a chegada dos primeiros colonos, em 1710, até os dias atuais. Organizado em diversos pequenos capítulos, os textos retratam temas centrais, como sociedade, economia, formação dos primeiros sítios e fazendas, emancipação política e instrução pública.

Escritor Luiz Fernando Veloso Nogueira / REPRODUÇÃO

A religiosidade também foi abordada, com destaque para a Festa do Divino e o processo de construção da Matriz. O livro traz curiosidades, como a origem da rivalidade entre Lamim e Rio Espera, o apelido Canjiquinha, entre outras. Aspectos da cidade são apresentados nos capítulos que tratam das praças centrais, da iluminação pública e dos meios de comunicação. Instituições também receberam atenção, como a Associação dos Laminenses Ausentes, a Banda de Música, a Biblioteca Laminense e o Laminense Futebol Clube. Este livro proporciona ao leitor uma prazerosa viagem ao passado de Lamim e às suas memórias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade