Lafaiete sobe no índice de transparência

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
fotolafaietemateria
Lafaiete estava entre as quatro piores da região, mas está na 14ª posição

Cidade subiu 4 pontos mas permanece no nível intermediário, está atrás de Congonhas e Ouro Branco; São Brás foi a que mais evoluiu na transparência

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou esta semana a segunda avaliação do Ranking Nacional da Transparência, que mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, em uma escala que vai de zero a dez.

Pesquisa realizada pelo CORREIO DE MINAS, aponta que Conselheiro Lafaiete obteve a nota 4,2, subindo 4 posições no ranking regional. Em Minas ela ocupa apenas a 422ª cidade entre as 853. Na primeira análise dos portais feita pelo MPF, em 2015, quando ainda encontrava­-se disponível o Portal da Transparência implantado em 2009, Lafaiete havia sido avaliado com a nota 2,90.

Em relação as duas principais cidades da região, Lafaiete está bem abaixo no ranking no Estado e na região. A “Cidade dos Profetas” subiu uma posição no ranking na região, saindo da 3ª para a 2ª. Em Minas, Congonhas está na 36ª posição.

 

Congonhas
Cidade dos profetas está na 2º colocação

já Ouro Branco obteve uma boa evolução saindo da 6ª posição para a 3ª na região. No Estado a cidade ocupa a 63ª posição.

Outros desempenhos

A cidade que mais avançou foi São Brás do Suaçuí que saiu da 9ª posição na região e saltou para a primeira colocação. No Estado a cidade está na 14ª posição. Já Santana dos Montes caiu da 2ª na região para a 10ª. Jeceaba que era a 1ª da região foi para a 6ª na região e a 176ª posição em Minas.

Na primeira avaliação Lafaiete estava entre as 4 piores da região, ao lado de Piranga, Cristiano Otoni e Catas Altas da Noruega. Ela foi a 2ª mais evoluiu no bloco das piores. Neste bloco, Piranga se destacou saindo da 18ª posição na região para a 7ª. A cidade está entre as 220 melhores colocadas em Minas.

Cristiano Otoni saiu da 19ª para a 18ª mas permanece entre as 20 cidades piores pesquisadas da região. Já Catas Altas da Noruega amarga a pior colocação na região e está entre 130 piores de Minas. Senhora de Oliveira que estava na 15ª na região foi para a 2ª posição de baixo para cima.

 

São bras 1
São Brás é a primeira da região no nível de transparência da contas públicas

 

Novo portal

O novo portal do MPF estão novidades previstas para este ano destacam-­se as consultas de diárias, compras, contratos e convênios, que permitirão aos cidadãos acesso na íntegra aos contratos assinados pelo Estado e informações mais detalhadas sobre os convênios celebrados.

A avaliação do MPF se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados como boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 Estados e o Distrito Federal.

Ranking na regional :

cidades

Fotos:Reprodução

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *