Lafaiete vai ganhar mais seis novos PSF’s ampliando a cobertura preventiva na saúde

24

Uma boa notícia para os usuários do sistema de saúde de Lafaiete. Dentro do mês de abril, a secretaria municipal de saúde vai inaugurar 6 novas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) agora com a nomeclatura de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os processos seletivos para a contratração de médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde já foram realizados abrindo cerca de 50 novas vagas de trabalho na área.

Com a implantação das 6 novos unidades, aprovadas pelo Governo Federal, Lafaiete terá 31 PSF’s ampliando a cobertura de 68,77% para 85% dos quase 130 mil habitantes.

Segundo o gestor da pasta de saúde, Alessandro Gláucio, como o processo seletivo haverá recomposição dos agentes de saúde em todas as unidades dos PSF’s, demanda amplamente cobrada devido a falta destes profissionais.

Atenção básica

PSF do Albinópolis com novo rezoneamento vai ampliar sua cobertura/ Divulgação

Os 6 novos PSF’s são o São João II, São João III, São Judas Tadeu, Bela Vista, Morada do Sol e Gagé. Para a definição dos locais houve um extenso planejamento, estudo de áreas e zoneamento, tudo com a aprovação do Ministério da Saúde. Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Rita de Kássia da Silva Melo, diante de vários diagnósticos situacionais, constatou-se que algumas equipes estavam com um número muito excedente de usuários cadastrados. Para melhorar o atendimento foram feitos novos rezoneamentos que geraram a necessidade de implantação de novas equipes como no São João que contará com 3 equipes atendendo o Parque Bandeirantes, São Jorge e Nossa Senhora da Guia.

As áreas centrais do São João que abrangem Ruas Alfredo Zebral, Benedito Lobato, Victor Purri, Padre Rolim até Amazonas, foram redistribuídas e comportarão 2 novas Equipes de Saúde da Família, sendo São João II situada à Rua Alexandrina de Queiroz e São João III. Ainda nesse contexto de rezoneamento, a Unidade de Saúde do Albinópolis anteriormente conhecida por São João II e III foi renomeada para Albinópolis I e II e terão também as áreas de abrangência ampliadas através de novos cadastros nos bairros Albinópolis, Angélica e Vila Lais.

Outras PSF’s novas que passaram pelo rezoneamento e posteriores divisões devido ao grande número de usuários que são da Vila Resende com a implantação da unidade do São Judas Tadeu; PSF Museu com implantação da PSF Morada do Sol e PSF Moinhos com a implantação da PSF Bela Vista.

A Unidade de Saúde de Gagé/Posto de Saúde atualmente com atendimento básico de médico e enfermeiro, será toda reformulada com a implantação da nova PSF. A área de abrangência  inclui ainda as comunidade Três Barras, Vila Lobos e   algumas fazendas.

Com a nova ESF a população passa a receber visita dos ACS’S com o objetivo de conhecer a situação de vida e saúde dos usuários e ser o elo de ligação da comunidade com a equipe que presta assistência direta dentro da UBS.