LESMA realiza intercâmbio cultural no Nordeste

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Grupo esteve nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte; intercâmbio “Minas Potiguar” e pesquisas do “Programa Caminhos de Conselheiro Lafayette” marcaram a programação que incluiu 8 cidades nordestinas  

Entre os dias 16 de maio e 6 de junho os integrantes do Grupo Lesma, Osmir Camilo e Wagner Vieira realizaram um intercâmbio cultural pelos estados nordestinos de Ceará e Rio Grande do Norte. Na agenda de trabalho, a realização de pesquisas no Ceará sobre a atuação do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, quando foi presidente daquela Província em 1864. No Estado do Rio Grande do Norte o Grupo Lesma passou por 7 cidades realizando intercâmbio sociocultural com poetas cordelistas, agentes culturais, instituições e, sobretudo, interagindo com o gentil e generoso povo potiguar. O roteiro incluiu além da capital Natal, os municípios de Parnamirim (Vila Artística de Pium), Açu, Mossoró, Tibau, Carnaubais e Alto do Rodrigues.

Atividades no Cine Teatro de Açu (RN)/Divulgação

A viagem é resultado de um planejamento junto ao músico, compositor e agente cultural potiguar Zelito Coringa, que recepcionou e elaborou a programação de intercâmbio. Neste contexto foi realizado troca de experiências culturais entre os poetas mineiros e potiguares por meio de apresentações, reuniões, participações em programas radiofônicos e televisivos dentro da proposta do “Maio Poético/Minas Potiguar”, uma extensão do Abril Poético no nordeste brasileiro. A proposta é que ano que vem, este roteiro faça parte da programação oficial do Grupo Lesma.

Grupo Lesma, Zelito Coringa e educadores em Natal/Divulgação
Lesma com equipe do Arquivo Público Cearense/Divulgação

Poesia de cordel

Houve vários encontros com cordelistas tanto no Ceará quanto no Rio Grande do Norte. Na cidade de Mossoró (RN) o Grupo Lesma conheceu o cordelista Antônio Francisco, um dos mais respeitados poetas da literatura de cordel. Antônio Francisco é autor de diversos cordéis e tem forte presença no cenário cultural nordestino e brasileiro. Sua obra é tema de documentários, motivo de pesquisas acadêmicas pela inventividade e realismo sertanejo de sua poesia. Tudo isso em equilíbrio com o homem simples, amante da natureza e dos valores culturais do povo nordestino. Antônio Francisco vive com sua esposa Nira e rodeado pela família e seus inúmeros amigos e admiradores que transitam diariamente pela sua casa que está sempre de portas abertas.

Pesquisa no Instituto Histórico do Ceará/Divulgação

Caminhos de Conselheiro Lafayette

A visita ao Estado do Ceará é uma sequência ao roteiro de atividades de pesquisas ligadas ao Programa Caminhos de Conselheiro Lafayette, realizado pela LESMA  e a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL. A LESMA realizou nos dias 23, 24 e 25 de maio pesquisas em fontes bibliográficas, além de  se reunir com pesquisadores e estabelecer troca de conhecimento sobre a figura do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira que foi nomeado Presidente da Província do Ceará em 1964 permanecendo no cargo por 14 meses. “Conforme pudemos constatar em análises de documentos e entrevistas com diretores de autarquias públicas, históricas e culturais, o conselheiro Lafayette teve atuação intensa contribuindo para a organização institucional e desenvolvimento social da província aprovando e deliberando em áreas como segurança pública, educação, saúde e finanças do futuro Estado cearense”, comentam Osmir e Wagner.

Jardim Municipal, em Fortaleza inaugurada quando Lafayette era Presidente da Província do Ceará/Divulgação

As pesquisas foram realizadas no Arquivo Público Cearense, Instituto Histórico do Ceará, Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel e no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O Grupo Lesma ainda contou com a valorosa contribuição de pesquisadores como Licínio Nunes de Miranda, estudante de história na Universidade da Flórida e André Frota de Oliveira, que atua no Instituto do Ceará.

Todo esse trabalho tem como objetivo construir conhecimento sobre o conselheiro Lafayette e democratizar o acesso com a implantação de uma plataforma digital, conforme estabelecido em Acordo de Cooperação feito pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Será editado um livro sobre esta fase nacional das pesquisas e um cordel sobre a vida e o legado de Lafayette Rodrigues Pereira.

Programa Pedagogia da Gestão/Divulgação

Setembro Verde

Parte do resultado deste trabalhos serão apresentados no Setembro Verde, evento eco-cultural que a LESMA realiza anualmente. No bojo das ações será lançado o cordel sobre Lafayette Rodrigues Pereira acompanhado de um espetáculo poético e musical. O cordel está sendo escrito a seis mãos: Osmir Camilo, Wagner Vieira e Zelito Coringa, com a supervisão do cordelista mossoroense Antônio Francisco. No Setembro Verde, nossa cidade receberá a visita do músico potiguar Zelito Coringa que irá acompanhar a programação.

Wagner Vieira e Osmir Camilo no Memorial do Cangaço (Mossoró)/Divulgação

“Nasci numa casa de frente pra linha,

Num bairro chamado Lagoa do Mato.

Cresci vendo a garça, a marreca e o pato,

Brincando por trás da nossa cozinha.

A tarde chamava o vento que vinha

Das bandas da praia pra nos abanar.

Titia gritava: “Está pronto o jantar!”

O Sol se deitava, a Lua saía,

O trem apitava, a máquina gemia,

Soltando faísca de fogo no ar.”

Trecho de cordel de Antônio Francisco

Zelito Coringa, Wagner Vieira e Osmir Camilo em Tibau (RN)/Divulgação
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *