Lions Clube Lafaiete promove ação social

12

O Lions Clube de Lafaiete-Centro promoveu uma Ação Social na Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos, localizada no bairro Paulo VI, no último sábado (18). Com o foco “O Lions e a conscientização sobre diabetes”, jogou as luzes sobre o diabetes, doença autoimune que, se não tratada, pode acarretar complicações na saúde do indivíduo. Segundo a presidente do Clube CaL (Companheira Leão), Marise Santana, o objetivo principal das ações sociais realizadas pelo Lions Clube é sempre honrar o lema: NÓS SERVIMOS. “Nestas ações, procuramos levar às comunidades vários serviços necessários ao pleno exercício da cidadania”, pontua.

Divulgação

Em prol da escola, da família e da comunidade, alguns parceiros se uniram: Instituto Lisboa, Oral Med, Pharmaflora, Instituto de Beleza Delma Costa, ASSODILAFA, ALPA, e também as Polícias Militar e Civil. Todos enredaram a teia de ajuda formada na escola, onde foram promovidas várias ações: agendamento para emissão de carteira de identidade; orientações jurídica, previdenciária, ambiental, nutricional e veterinária; corte de cabelo e manicure; cuidado bucal; aferição de pressão arterial e acuidade visual; e teste de glicemia. Aconteceu ainda uma apresentação cultural do Grupo Capoeira Gerais e o Projeto Social Leãozinho.

A cargo do educandário ficaram as apresentações culturais focadas na família. Estandes foram organizados com o apoio de professores e funcionários e foram apresentadas pequenas peças teatrais, valorizando os laços sociais. Segundo a diretora, Ana Angelica Almeida de Andrade Braga, essas ações valorizam e corroboram com o ato diário de educar e, mais ainda, promovem avanços na educação dos alunos. Na semana que antecedeu o encontro, foi realizada, na escola e para todos os alunos, uma palestra sobre Diabetes Infantil e Saúde Bucal. Promovida pela Dra. Bruna Andrade Braga, foram elencadas medidas importantes que devem ser tomadas para a prevenção e o tratamento de doenças.

Divulgação

O Ministério Público (MP) também se fez presente no sábado, representado pela Dra Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, que falou sobre o Projeto “Família: Presente!”, do MPMG, que pretende conscientizar os responsáveis sobre a real importância de suas funções, colocando a escola como parceira da família.

A presidente do Lions Clube Lafaiete-Centro definiu a ação social como um momento de cuidar do próximo em todos os aspectos – físico, mental e emocional –, procurando detectar casos que necessitem de acompanhamento especial, principalmente no que tange à prevenção do diabetes e dos problemas de visão, duas áreas importantes no serviço humanitário do Lions Clube Internacional.

A diretora Ana Angelica enfatiza que a escola está sempre de portas abertas para ações sociais como essa, que possam colaborar com a escola e sua comunidade. “Nossa escola é a extensão da casa e merece ter o mesmo valor moral. Sabemos que o Brasil está enfrentando sérios problemas, mas, com a união de todos, teremos condições de superá-los” finaliza Braga.