fbpx
30 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 29 setembro 2020
Início Comunidade Médica cubana consegue vitória na justiça e será contratada por programa Médicos...

Médica cubana consegue vitória na justiça e será contratada por programa Médicos pelo Brasil; Francis atuou em Lafaiete e trabalhará em Entre Rios

A médica cubana Francis Hernandez Hernandez conseguiu na Justiça Federal o direito de participar do programa do Governo Federal “Médicos pelo Brasil”. “Meu desejo é de continuar no Brasil, país que me acolheu.  Quero oferecer medicina mais humanizada para as pessoas. Agradeço a todos que me ajudaram nestes dois anos que fiquei sem exercer a medicina. Agraço o povo de Lafaiete que mostrou solidariedade, generosidade e carinho comigo”, assim expressou Francis, durante a reportagem ao Site CORREIO DE MINAS na manhã desta segunda-feira (17).

A médica Francis trabalhou em diversos países como Gana, Venezuela e agora reside no Brasil / REPRODUÇÃO

Francis está radicada no Brasil desde abril de 2014 quando trabalhou no “Programa Mais Médicos” em Lafaiete atendendo nos PSF’s da Fonte Grande, Vila Resende e zona rural de São Vicente. Mas foi em Buarque de Macedo que ela conquistou o carinho dos moradores exercendo um trabalho de longo alcance social.
Em novembro de 2018, o Governo de Cuba encerrou o programa com o Brasil, quando diversos profissionais médicos retornaram a ilha caribenha. Francis escolheu permanecer no Brasil. Sem contrato e sem o diploma reconhecido, que pudesse exercer a medicina no país, ela foi acolhida por diversos lafaietenses, trabalhando em um estacionamento e agora está como atendente em uma farmácia. Neste período, ela também cursou terapia holística e exerceu a profissão de massoterapeuta.


Novo programa
No final do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa leva 18 mil médicos a regiões mais carentes do país. A nova Medida Provisória recontratou diversos médicos cubanos.
Mesmo enquadrando nos critérios do programa, Francis não apareceu na listagem dos selecionados pelo Ministério da Saúde quando acionou a Justiça federal para ser integrar o Médicos pelo Brasil.
Mas Francis não trabalhará em Lafaiete já que a cidade não ofertou vagas no programa e continuará exercendo sua profissão em Entre Rios de Minas.

Francis tem zelo pela profissão e exerce uma medicina humanizada / REPRODUÇÃO


Sua vida
Francis Hernandez Hernandez formou em 1997 em medicina pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Camgüey, em Cuba e especializou em medicina geral integral comunitária desde 2005. Com um vasto de currículo internacional, ela trabalhou em Gana (África), Venezuela e em 2014 chegou ao Brasil, país pelo qual se apaixonou.
Com residência permanente no país, Francis afirmou que seu principal objetivo é reconhecer o seu diploma no Brasil através do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras, o Revalida. Assim ela poderá exercer definitivamente com segurança sua profissão.  “Esta questão atingiu milhares de médicos brasileiros que formaram na Bolívia, Argentina, Cuba e outros países e aguardam o Revalida para poderem trabalhar e ajudar o Brasil”, assinalou. A intenção da médica é trazer sua filha Shakira, de 17 anos, para morar no Brasil.

Médica Francis irá exercer sua profissão em Entre Rios de Minas / REPRODUÇÃO

O ex-presidente da Associação de Moradores de Buarque de Macedo, Marcelo Lopes, fez questão de participar da entrevista e testemunhar o lado humano e profissional de Francis. “Ela é uma joia rara. Infelizmente perdemos uma grande profissional que realmente cuidava de nossa população com extremo carinho e dedicação. Ela deixou sua marca profunda na comunidade de Buarque e esperamos em breve que o Município traga de volta nossa médica Francis. Em Entre Rios ela vai desenvolver um grande trabalho nas áreas da medicina, no trato com as pessoas”, comentou Marcelo.

Mais lidas

Helicóptero chega para socorrer vitimas dentro de carro em chamas na BR040

Um acidente de grandes proporções, envolvendo um caminhão e um carro, deixa a BR 040 totalmente travada nós dois sentindo.

Governo autoriza reabertura de escolas de Lafaiete e região. Veja as cidades

Governo do Estado permitiu que todos os municípios contidos na "onda verde" do programa Minas Consciente retomem as atividades presenciais