Nos pênaltis, Grêmio vence o Itacolomy e levanta o título da Taça Congonhas

12
Grêmio foi cmpeçao da Taça Congonhas, o equivalente ao primeiro turno da competiçao
Grêmio foi campeão da Taça Congonhas, o equivalente ao primeiro turno da competição

Após empate em 0 a 0 no tempo normal com o Itacolomy, o Grêmio ficou com o título da Taça Congonhas, que é o 1º turno do Campeonato de Futebol Amador de Congonhas e que homenageou o desportista Baiano. A final aconteceu na manhã deste domingo, 13, no Estádio Municipal Pedro Arges (Campo do Esportivo), que teve suas dependências tomadas pelo público. O placar das penalidades terminou 5 a 3 para o campeão, que marcou com Fernandinho, Nicolas, Luiz Fernando,Diogo e Misael. Para o vice-campeão, Robert, Filipe e Marreco. Alisson, do Itacolomy bateu e o o goleiro  Derlei defendeu. Final: 5 a 3.

A realização do Campeonato de Futebol Amador de Congonhas é da Liga Congonhense de Desportos (LCD), com recursos financeiros repassados pela Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

Com a suspensão do técnico Leandro Lúcio, do Grêmio, Marilac comandou a equipe à beira do gramado, mas com o celular no ouvido, o que entre os profissionais não é permitido, mas foi tolerado na decisão de amadores. “Tivemos a oportunidade de matar o jogo no tempo normal na etapa complementar. Eu sentia a vontade dos jogadores de ser campeão. Estou feliz demais por poder ser campeão novamente. Tive de passar as orientações para o Marilac pelo celular, considero ele um irmão, nossa sintonia nossa já vem de anos. Ano passado, eu prometi levar o troféu de campeão na casa da Mariângela, mãe do Pedro Ermínio, já falecido, e hoje (domingo) eu vou lá entrega-lo”, prometeu.

O ex jogador Jeferson, do Itacolomy, morto em julho, foi homenageado

Treinador do Itacolomy, Valdir Guerra disse, avaliou após a decisão que “as duas equipes fizeram um jogo muito equilibrado. É o clássico atual da cidade com arquibancada cheia. Sempre peço aos jogadores para visarem somente à boa, e foi o que vimos dos dois lados. Queríamos o título da Taça Congonhas para homenagear o Jeferson, nosso atleta que faleceu no meio do ano. Mas o campeonato segue, podemos buscar o troféu do tri campeonato no final do ano.

Dedevaldo Ramos Paulino, presidente da Liga Congonhense de Desporto (LCD), lembra que a disciplina tem prevalecido nas últimas edições. Destaca também que somente Congonhas tem valorizado o futebol amador na região. “Há muitos anos, não precisamos contar nem com policiamento nas finais. Praticamente na região somente Congonhas tem realizado seus campeonatos, então temos de agradecer ao prefeito Zelinho e ao secretário José Lúcio pelo apoio que dá ao futebol de Congonhas, como o diretor Rodrigo Lorran e toda a equipe da SEL.  O prefeito Zelinho acompanhou no estádio o jogo todo e as penalidades.

O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura, José Lúcio de Castro, entregou uma placa ao homenageado Baiano, com os dizeres “Homenagem da LCD e da Prefeitura de Congonhas ao desportista José Mauro Clementino – Baiano.