Orquestra de Câmara de Ouro Branco e Coral Infantil se apresentam em BH este final de semana

16

Jovens músicos trazem para o MM Gerdau-Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, concerto em homenagem à música brasileira. A entrada é gratuita

            A Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco se apresentam em Belo Horizonte neste sábado, 2 de dezembro às 15 horas. O concerto em homenagem à música brasileira será no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.

            A primeira parte do programa será dedicada a obras instrumentais, como explica o regente Marcos Silva Santos. “Começaremos o concerto com Mirim de César Guerra-Peixe. Embora tenha nascido em Petrópolis-RJ, Guerra-Peixe foi muito atuante em Minas Gerais, tendo lecionado na UFMG por um longo período”, destaca o regente. Em seguida, a orquestra executa Xote, do também carioca Luiz Alfredo Garcia. “Nesse caso veremos como Luiz Garcia construiu seu Xote, de rítmica agitada, paulatinamente. Têm-se, no início, uma textura de acordes longos sobre a qual vem surgindo uma dança, a princípio longínqua que depois toma a frente da composição e impregna a música de semicolcheias e síncopas.”, explica Marcos.

            A segunda parte do concerto explora o rico cancioneiro brasileiro por meio de obras que abordam o universo infantil. Foram compostos arranjos especialmente para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco acompanhar seu Coral Infantil em músicas como O Caderno, de Toquinho e Mutinho  e uma adaptação da melodia de Villa-Lobos O Trenzinho do Caipira, com a letra de Ferreira Gullar. Estão também contemplados nessa homenagem Caetano Veloso e Milton Nascimento.

            “Simbolicamente, esse concerto é muito importante para a Casa de Música, pois mostra aos novos jovens estudantes de música, coralistas e instrumentistas da orquestra, o valor da música brasileira. Além disso, é uma oportunidade do público conhecer nosso inclusivo trabalho com o coral infantil através da linguagem brasileira de sinais LIBRAS”, conclui o regente.

A Casa de Música conta com patrocínio da Gerdau e Milplan através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A entrada para o concerto é gratuita.

 

PROGRAMA

Concertos Orquestra e Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco

Regência: Marcos Silva Santos

Dia 02/12 (sábado)

Horário: 15h

Local: MM GERDAU – Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte

(Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)

– MIRIM: César Guerra-Peixe

– XOTE: Luiz Garcia

– A CORRENTEZA: Jobim/Bonfá

– O CADERNO: Toquinho / Mutinho

– O TRENZINHO DO CAIPIRA: Villa-Lobos/Ferreira Gullar

– O LEÃOZINHO: Caetano Veloso

– AQUARELA: Vinícius de Moraes / Toquinho / Guido Morra / Maurizio Fabrizio

– CANÇÃO DA AMÉRICA-MARIA, MARIA: Milton / Brant