19 de abril de 2024 08:39

Retrocesso desanimador: mortes e casos de covid aumentam novamente em todo o mundo

As mortes e casos de covid-19 estão aumentando novamente em todo o mundo, em um revés desanimador que está desencadeando outra rodada de restrições e diminuindo as esperanças de um retorno à vida normal. As informações são da ABC News, dos EUA.

De acordo com a publicação norte americana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na última quarta-feira que as mortes aumentaram na semana passada, após nove semanas consecutivas de declínio. A OMS registrou mais de 55 mil vidas perdidas, um aumento de 3% em relação à semana anterior.

Os casos aumentaram 10% na semana passada, para quase 3 milhões, com os maiores números registrados no Brasil, Índia, Indonésia e Grã-Bretanha, disse a OMS.

A reversão foi atribuída a baixas taxas de vacinação, o relaxamento das regras de máscara e outras precauções, e a rápida disseminação da variante delta mais contagiosa, que a OMS disse que agora foi identificada em 111 países e deve se tornar globalmente dominante no próximos meses.

“É importante reconhecermos que a covid tem potencial para surtos explosivos”, alertou o Dr. David Dowdy, especialista em doenças infecciosas da Universidade Johns Hopkins.

Em Mianmar, os crematórios estão funcionando de manhã à noite. Na Indonésia – que registrou quase mil mortes e mais de 54 mil novos casos na quarta-feira, ante cerca de 8 mil casos por dia há um mês – às pessoas perto de Jacarta estão ajudando os coveiros a se manterem atualizados.

“Como os escavadores estão muito cansados ​​e não têm recursos suficientes para cavar, os moradores do meu bairro decidiram ajudar”, disse Jaya Abidin. “Porque se não fizermos isso, teremos que esperar muito tempo por um sepultamento.”

Nos Estados Unidos, com uma das taxas de vacinação mais altas do mundo, as novas infecções confirmadas por dia dobraram nas últimas duas semanas para uma média de cerca de 24 mil, embora as mortes ainda estejam em uma trajetória descendente em torno de 260 por dia.

O condado de Los Angeles, o mais populoso dos Estados Unidos, relatou em seu quinto dia consecutivo na terça-feira mais de mil novos casos.

Tóquio está em um quarto estado de emergência antes dos Jogos Olímpicos deste mês, com infecções subindo rapidamente e leitos hospitalares lotando. Especialistas dizem que o número de casos pode passar de mil antes das Olimpíadas e se multiplicar para milhares durante os jogos.

Partes da Espanha, incluindo Barcelona, ​​mudaram para impor um toque de recolher durante a noite. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que máscaras serão necessárias em ônibus e trens, mesmo depois que outras restrições na Inglaterra forem suspensas na próxima semana. A Itália avisou a todos aqueles que vão para o exterior que podem ter que ficar em quarentena antes de voltar para casa.

Chicago anunciou que os viajantes não vacinados de Missouri e Arkansas devem ficar em quarentena por 10 dias ou ter um teste covid-19 negativo.

Os legisladores de Connecticut votaram na quarta-feira para estender novamente as declarações de emergência do governador democrata Ned Lamont, apesar da resistência dos republicanos e de alguns democratas que argumentaram que é hora de voltar ao normal. Entre outras coisas, a mudança mantém os pedidos que exigem máscaras em certos ambientes.

Uma base militar do Alabama ordenou às tropas que mostrem prova de vacinação antes de poderem ficar sem máscara, já que o estado vê um aumento nos casos de coronavírus, aumento esse atribuído às baixas taxas de vacinação. A medida foi implementada na terça-feira em Fort Rucker, sede do programa de aviação do Exército.

Por mais preocupantes que sejam os números ao redor do mundo, eles ainda estão bem abaixo dos números alarmantes vistos no início deste ano.

Sete meses após o início da vacinação, as mortes globais caíram para cerca de 7,9 mil por dia, após atingir o máximo de 18 mil por dia em janeiro, de acordo com dados da Johns Hopkins. Os casos estão em torno de 450 mil por dia, redução pela metade desde o pico no final de abril.

A OMS reconheceu que muitos países estão enfrentando “pressão considerável” para suspender todas as precauções restantes, mas advertiu que não fazer isso da maneira certa apenas dará ao vírus mais oportunidades de se espalhar.

A pressão está crescendo em todo o mundo para aumentar as taxas de vacinação para conter o aumento.

“Se você estava esperando, se estava em cima do muro, inscreva-se e tome a injeção o mais rápido possível”, implorou o comissário de saúde da cidade de Nova York, Dr. Dave Chokshi.

A atriz e cantora Olivia Rodrigo, de 18 anos, apareceu na Casa Branca na quarta-feira como parte de um esforço do presidente Joe Biden para persuadir mais jovens. Vacinar-se é algo “que você pode fazer com mais facilidade do que nunca”, disse ela.

Enquanto quase 160 milhões de americanos foram totalmente vacinados, ou mais de 55% da população, os adultos jovens mostraram menos interesse.

Ohio está planejando outro programa de prêmios para encorajar a vacinação, e o governador Mike DeWine pediu ao governo que dê total aprovação às vacinas, em vez de apenas autorização de emergência para aliviar as dúvidas das pessoas.

“A realidade é que agora temos dois Ohios”, disse Bruce Vanderhoff, o diretor médico do estado. “Um Ohio que está vacinado e protegido por um lado, e um Ohio que não foi vacinado e vulnerável ao delta do outro.”

Michigan já iniciou um sorteio de vacinas covid-19 e anunciou os primeiros quatro vencedores de 50 mil dólares na quarta-feira. Prêmios maiores, incluindo um jackpot de 2 milhões de dólares, estão chegando.

No Missouri, perdendo apenas para o Arkansas com a pior taxa de diagnóstico de covid-19 na semana passada, os líderes políticos em St. Louis e arredores intensificaram os esforços para vacinar as pessoas por meio de cartões-presente e convocando salões de beleza e barbearias para fornecer informações.

Fonte: ABC News

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade