Reunião da Amalpa discute temas do crescimento regional e Senador Carlos Viana traça otimismo no cenário brasileiro

11
244ª Assembleia Ordinária da AMALPA/DIVULGAÇÃO

Foi realizada no município de São Brás do Suaçuí à 244ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito anfitrião Elias Ribeiro acompanhado de seu vice Paulo Luciano Maia, o Senador da República Carlos Viana, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Presidente da Câmara de São Brás do Suaçuí Sivandir Maia, o 1º Tenente do 31º Batalhão da Polícia Militar Luiz Fernando Belém, a Gestora Executiva Estratégica na área educacional Karina Bolzam, o Gestor Regional do Sebrae – MG Aristides Rocha.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes deu início à reunião com a execução do Hino Nacional. O Senador Carlos Viana deu início à sua fala destacando que o Brasil não é o que está nas manchetes, onde atualmente, estão acontecendo diversas melhorias que não estão sendo expostas visto que todos estão empenhados para recuperar totalmente dos problemas deixados por governos anteriores. Uma das principais preocupações é em relação às estradas, principalmente no trecho da via 040 que é considerado o mais perigoso, onde afirmou que o estado está realizando um levantamento patrimonial para que quanto antes seja aberto um edital para que a nova empresa realize a duplicação dessas estradas, em especial neste trecho, visando mais segurança para a população. Além disso, expôs a questão da dívida do estado de Minas Gerais, que estão sendo votadas duas possibilidades de melhorias:

1) Plano de Recuperação Fiscal: onde a proposta seria a Caixa Econômica Federal comprar a dívida dos municípios, abrindo assim, uma nova linha de crédito de financiamento. 2) Novo Pacto Federativo: que seria como redistribuir o dinheiro da arrecadação, a fim de trazer dinheiro novo para pagar às dívidas. “É preciso vencer momentos difíceis com confiança para recuperar Minas Gerais, para que a partir do próximo ano, garantir uma vida melhor, um ano melhor para à população, onde eu me coloco à disposição dos Prefeitos e de todos.”

Claudionei Nunes (Secretário Executivo), Senador Carlos Viana, Zelinho (prefeito de Congonhas) e Celinho (prefeito de Queluzito e Presidente da Amalpa)/DIVULGAÇÃO

O Deputado Estadual Glaycon Franco tratou de diversos temas de grande importância para os munícipes, entre eles, a questão do castra móvel onde o mesmo afirma fazer questão pela causa animal visto que além de proteger os animais, é uma questão de saúde pública. Além disso, aproveitou da oportunidade para parabenizar o prefeito de Congonhas José de Freitas, pelas reformas do Hospital Bom Jesus e pelas novas instalações de dez unidades de CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

A Gestora Executiva Karina Bolzam palestrou sobre os desafios e caminhos de implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, onde deu início explanando sobre o cenário educacional ao passar dos anos e seus avanços tecnológicos, existindo novos desafios à educação atual, visto que o acesso à informação está muito fácil e rápido, em questões de estudo somente garantir conteúdos não é o suficiente. Com isso, apresentou soluções onde é essencial a clareza na intencionalidade pedagógica e uma educação criativa, buscando sempre um diferencial. O prazo para a implantação da BNCC é até 2020 e seu percurso é da seguinte forma: 1) Estrutura da Governança da Implementação (quem fará a gestão e com o apoio de quem), 2) Estudo das Referências Curriculares e Reelaboração Curricular (BNCC e casos de sucesso), 3) Revisão de Projetos Público-Pedagógicos e materiais didáticos (consultorias externas), 4) Formação Continuada (alto impacto, permanente e desenvolvimento da gestão pedagógica) e 5) Avaliação e Divulgação (indicadores de qualidade e relevância).

Início da reunião com a execução do Hino Nacional/DIVULGAÇÃO

O Gestor Regional do Sebrae-MG Aristides Rocha abordou sobre a dinâmica do desenvolvimento econômico local, onde passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões: 1) Capital Empreendedor; 2) Inserção Competitiva; 3) Organização Produtiva; 4) Governança para o Desenvolvimento; 5) Tecido Empresarial, que atendem todo o Alto Paraopeba criando objetivos comuns através do associativismo, sendo de extrema importância a união e cooperação. Além disso, foram expostos os serviços prestados pelo Sebrae, dentre eles o Programa Educação Empreendedora que consiste em três etapas, sendo que o maior objetivo é o treinamento presencial dos educadores e experimentação do processo de implantação da cultura empreendedora, sendo uma ação gratuita para os municípios.

Estiveram presentes os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Congonhas José de Freitas, de Ouro Branco Hélio Campos, de Caranaíba Marcos Bellavinha e de Entre Rios de Minas José Walter.

Veja fotos:[Best_Wordpress_Gallery id=”271″ gal_title=”amalpa 0511″]