Revitalização do Cemitério Vale do Ipê é aprovada em visita de juiz

13

O Cemitério Vale do Ipê em Conselheiro Lafaiete passou por uma completa revitalização nos últimos meses. Convênio firmado entre a prefeitura e o Poder Judiciário possibilitou uma ampla reforma em toda a estrutura do local que abriga mais de 2 mil sepulturas.

dsc_5264

De acordo com o secretário municipal de Administração, José Célio Fonseca da Cunha, para a execução dos serviços foi empregada a mão-de-obra de 160 prestadores de serviços à comunidade em decorrência de cumprimento de pena. José Célio agradeceu a todos os envolvidos na ação e ressaltou que, além de melhorar a estrutura do cemitério, o trabalho também gerou economia para o município por conta da mão-de-obra disponibilizada pelo Poder Judiciário.

Em visita ao local na última sexta-feira 21/10 o Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Conselheiro Lafaiete, Dr. Paulo Roberto da Silva, aprovou o resultado final do trabalho realizado e o classificou como “uma transformação extraordinária”.

Banheiros revitalizados
Banheiros revitalizados

Segundo ele, ao realizar o convênio o município teve acesso ao perfil de cada prestador de serviço para houvesse a distribuição do trabalho de acordo com o histórico de cada um. Dr. Paulo explicou ainda que houve a flexibilização da jornada de trabalho dos prestadores de serviço em decorrência de pena que atuaram aos sábados ou domingos, cumprindo 05 horas de serviço em cada dia.  “A gente tem percebido o sentimento de satisfação naqueles que realizaram o serviço. Eles se sentem gratificados por ver o resultado do trabalho e pelo fato da própria comunidade ver o que foi feito”, disse Dr. Paulo.

O chefe de seção de Cemitério Municipal, Felipe Vagner Batista, informou que foi feita uma reorganização da parte administrativa do local que inclui localização de sepulturas, número de sepultamentos e datas, dentre outros. Felipe explicou ainda está em andamento o processo de informatização com a aquisição de um software (programa) especifico para cemitério o que vai otimizar o cadastro e localização de informações.

cemiterio

Os velórios foram revitalizados com cobertura, pintura, construção de base para colocação de urna e bancos. Também houve revitalização dos banheiros, capelas e aquisição de um carrinho para o transporte de caixão. Várias cadeiras estão sendo recuperadas e um jardim está sendo preparado para receber plantas.

Parceria

A parceria firmada entre os poderes Executivo e Judiciário, por meio da prefeitura e 2ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Conselheiro Lafaiete consiste no aproveitamento de pessoas que estão com pendências judiciais no cumprimento de penas com prestação de serviços à comunidade. Elas são encaminhadas pelo Judiciário ao município que por meio das Secretarias Municipais de Administração e Assistência Social, encaminham para setores onde possam cumpri-las. Nominadas no projeto como “educandos”, elas trabalharam, além de no cemitério, na reforma do Edifício Dimas Pena, que abriga as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde.