19 de abril de 2024 19:38

Saque Emergencial do FGTS de R$ 1.100 será liberado que dia?

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma das medidas mais aguardadas pelos trabalhadores em 2021 como medida de contenção aos impactos da pandemia da Covid-19.

A medida que no ano passado permitiu que todos os trabalhadores que tivessem saldo vinculado ao Fundo de Garantia, pudessem resgatar até R$ 1.045 (valor do salário mínimo em 2020), também foi prometida para 2021 seguindo os mesmos moldes do ano passado. Mas afinal quando a medida será liberada?

Saque emergencial será liberado?

A possibilidade de liberação do saque emergencial este ano, surgiu ainda no final do ano passado, quando o governo vinha elaborando um plano de contingência para o enfrentamento da pandemia com a virada do ano.

Dentre as decisões tomadas pelo governo frente a pandemia este ano, o saque emergencial do FGTS era uma das medidas cogitadas. Além disso, com a virada do ano, membros do governo declararam que os primeiros dias do ano seriam primordiais para que o governo pudesse viabilizar o saque emergencial.

Entretanto, do início do ano para cá, pouca informação veio a ser debatida sobre a liberação do saque emergencial do FGTS, que acabou ficando no esquecimento para muitos brasileiros.

E quando o saque será liberado?

Para adentrarmos sobre a possibilidade de liberação do saque emergencial do FGTS, precisamos lembrar como a possibilidade para este ano surgiu. Recapitulando a situação, ainda no final do ano de 2020, quando o governo decretou o fim dos pagamentos do auxílio emergencial naquele ano, o governo elaborou um plano de contenção a pandemia para 2021.

Dentro desse plano de contenção, diversos programas foram determinados para serem liberados conforme os avanços da pandemia. Além disso, ainda no final de 2020, membros do ministério da Cidadania, declararam que os primeiros dias de 2021 seriam fundamentais para determinar a liberação do saque emergencial.

No entanto, de lá para cá, pouca coisa de fato veio a ser divulgada pelo governo sobre o saque emergencial do FGTS, até que recentemente, o ministério enviou uma nota, informando que o saque emergencial 2021 está descartado e não faz mais parte dos planos do governo.

Afinal de contas, porque dessa negativa?

De acordo com nota enviada pelo ministério da Economia, a liberação do saque emergencial não ocorrerá, pois, o governo ao longo deste ano vem adotando uma série de medidas com maior impacto a população, como o auxílio emergencial, a antecipação do 13º salário do INSS, o BEm, dentre outros.

Além disso, conforme debatido desde o ano passado, liberar uma nova rodada de saques do FGTS pode acabar comprometendo a sustentabilidade do programa, tendo em vista que antes do saque emergencial no ano passado, em 2019 o governo também permitiu que os trabalhadores resgatassem parte do saldo depositado por meio do saque imediato.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade