Terra dos Profetas recebe etapas decisivas do Circuito Mineiro de Trekking 2016

11
Circuito3
A expectativa do desafio de caminhar a noite é grande para os mais de 300 participantes confirmados/Foto;Divulgação

Pela 13ª vez, Congonhas será palco de dois grandes desafios do Circuito Mineiro de Trekking 2016, sediando nos dias 6 e 7 de agosto etapas decisivas do maior campeonato da modalidade em Minas Gerais. O campeonato é altamente competitivo e tem premiação e classificação por etapa, semestre e ano, acontece a mais de 18 anos com provas mensais realizadas uma vez por mês em cidades turísticas e históricas de nosso estado, desenvolvendo o turismo sustentável e a conscientização ambiental de forma vivenciada.

O esporte Enduro a pé ou Trekking de Regularidade se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização através de uma planilha de orientação, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc.; com o tempo mais próximo do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias, e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando a equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto, através de equipamentos eletrônicos desenvolvidos especialmente para o esporte é realizada a apuração da prova a cada segundo atrasado a equipe perde 1 ponto e a cada segundo adiantado dois pontos a equipe que mais manter a regularidade é a campeão.

Circuito
O percurso de prova terá cerca de 8 km com percurso, em terreno bem acidentado, travessia de rio e mirantes incríveis/Foto:Divulgação

A PROVA NOTURNA acontecerá dia 6 de agosto sábado, a partir das 16h00min horas será aberto o Check-in para atendimento das equipes e as 18h00min Horas daremos início à largada, nossa ARENA- Ponto de largada, chegada e concentração das equipes será montada no Centro de Congonhas, em frente ao prédio histórico da Prefeitura Municipal. Endereço: Praça JK sem número – Centro de Congonhas.

O percurso terá cerca de 7 km com muitas subidas e decidas, e vai explorar todo centro histórico das cidades antes e depois de entrar nas trilhas locais. A expectativa do desafio de caminhar a noite é grande para os mais de 300 participantes confirmados, e a prova abre a pontuação para a disputa pelo segundo semestre de 2016.

A Sexta Etapa do Circuito Mineiro de Trekking vai acontecer no domingo dia 7 de agosto no belo distrito de Lobo Leite, e definirá os campeões do primeiro semestre de 2016, e a disputa está acirrada nas três categorias Elite, Graduados, e Trekkers destinada aos iniciantes no esporte. O check-in para atendimento das equipes será aberto a partir das 8h00min horas e como de costume a largada será a partir das 09h00min horas. A arena ponto de largada, chegada e concentração das equipes, será montada na Praça Doutor Álvaro Lobo Leite Pereira, localizada em frente à linda igreja Nossa Senhora da Soledade, um dos tesouros históricos da comunidade.

O percurso de prova terá cerca de 8 km com percurso, em terreno bem acidentado, travessia de rio e mirantes incríveis onde será possível avistar o grande pontilhão da linha férrea, e a imponente Serra de Ouro Branco.

Para as 20 primeiras equipes da cidade de Congonhas interessados em participar, gratuitamente das provas, basta preencher a ficha de inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, com endereço na Rua Padre Gurgel número 8 Centro – Congonhas, e para preparar os aventureiros de primeira viagem a organização oferecerá um curso gratuito de orientação e técnicas do esporte na Praça JK as 11h00min horas do dia 6 de agosto.  Mais detalhes e fotos dos percursos de prova em nosso site www.minastrekking.com.br .