27 de abril de 2024 07:06

Presídio de Congonhas inaugurou fábrica de artefatos de cimento e se torna modelo em MG de ressocialização

Na última semana, a Prefeitura de Congonhas e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de MG, inaugurou a fábrica de artefatos de cimento “Júlio Cezar Rodrigues Pereira” no Presídio de Congonhas.

A Cidade dos Profetas instituiu a fábrica com o objetivo de levar a justiça social, a ressocialização e a humanização dos indivíduos privados de sua liberdade. De acordo com a Prefeitura, a fábrica será capaz de produzir 1500 bloquetes por dia.

Além de trazer dignidade para os presos, os blocos e bloquetes produzidos na instituição ajudam a cidade de Congonhas no calçamento de ruas e estradas. É o que afirma a diretora do Presídio de Congonhas, Tatiana Neiva.

“Hoje nosso principal objetivo dentro da unidade prisional é a ressocialização e humanização dos indivíduos privados de liberdade. Nós estamos hoje com cinco modalidades de remissão aqui na unidade e o principal foco hoje é a fábrica de artefatos de cimento e dentro dessa modalidade nós temos também a fabricação de blocos. Esses bloquetes são destinados unicamente ao município para o calçamento tanto para a área urbana quanto a área rural. Os primeiros foram destinados a APAE”, ressaltou Tatiana Neiva.

A fábrica possui uma área de 304 metros quadrados e dispõe de duas betoneiras e duas pranchas vibratórias. O estabelecimento da fábrica só foi possível graças a um termo de parceria assinado entre o executivo de municipal junto ao departamento penitenciário de Minas Gerais, intermediado pela diretoria do presídio de Congonhas.

FONTE JONRAL GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade