Turismo: Estrada Real vai ganhar pista de caminhada, ciclovia, pontos de parada, quiosque e retirada de caminhões

14

Construir pontos de paradas próximos às ruínas históricas, quiosques para descanso e lazer dos viajantes, ciclovias e estacionamentos para o conforto e a segurança de quem quiser aproveitar as cachoeiras da Serra do Ouro Branco. Transformar o trecho Ouro Branco – Ouro Preto em um modelo de urbanismo para toda a Estrada Real. 

A nova ideia para o turismo no local nasceu em reunião entre o prefeito Hélio Campos, de Ouro Branco, o Secretário de Cultura do Estado, Ângelo Oswaldo e o Secretário de Transportes e Obras Públicas de MG, Murilo Valadares, encontro que foi seguido de uma visitação realizada aos pouco mais de 30 km que separam as duas históricas cidades do interior de Minas.

Segundo o prefeito de Ouro Branco, a visita demonstra o grande interesse do Estado no projeto apresentado pelas prefeituras dos dois municípios. Do mesmo modo, o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta  ressaltou a importância da revitalização do trecho e afirmou que acredita que a obra vai atrair mais turismo para a cidade e região.

Em Ouro Branco, a agenda da visitação passou pela Fazenda Carreiras, conhecida como Casa de Tiradentes, e pela comunidade de Itatiaia, lugar de inúmeras belezas naturais e históricas como a Igreja de Santo Antônio, recém restaurada.

Segurança e trânsito de carretas

Ao fim da visita, Hélio Campos reafirmou que, além de projetos turísticos, o Governo Municipal reivindica também soluções para o trecho quanto ao tráfego de carretas. “Precisamos revitalizar e cuidar para que possamos fazer desta região um atrativo para o visitante”, afirmou o prefeito. Quanto à questão, o Secretário de Transportes e Obras Públicas declarou que irá se empenhar pessoalmente junto ao Governo do Estado para a realização da obra e a solução do problema do trânsito de carretas no local, contando com o apoio do diretor geral do DER-MG, que confirmou sua participação na defesa do projeto.

Na visita, além do prefeito de Ouro Branco e do secretário Murilo Valadares, estiveram presentes o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e, representando o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o diretor-geral, Djaniro da Silva, o diretor de manutenção, Dirceu Gomes, o gerente de tráfego e segurança viária, Anderson Tavares, o coordenador regional de Ponte Nova, Edson Ivan, e o assessor de comunicação Ronaldo Pereira.