Urbanicidade – Lixo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Viver isolado do mundo não é mais possível, ou pelo menos é muito raro. Nas histórias juvenis e bíblicas existe a figura do eremita, que escolhe para sua morada uma caverna na montanha, longe de tudo e de todos. Hoje, acredito que o isolamento não seja mais possível.

Primeiro, porque em nosso país não existem distancias significativas entre uma morada e outra e aqui estou falando da zona rural, porque nas cidades é tudo amontoado mesmo. Os parques e áreas de preservação são arremedos do que realmente deveriam ser, porque são áreas relativamente muito pequenas para realmente cumprirem seu papel de conservadores da biodiversidade e de se manterem como salvaguardas da destruição do planeta.

Atualmente os mais de 7 bilhões de seres humanos precisam de muitos “trecos” para o seu dia a dia e o resultado disso é um volume fenomenal de descarte de tudo quanto é tipo de material, alguns sofisticadamente processados, que teimosamente deixam rastros de destruição e de poluição, comprometendo até o futuro das nações. É o famoso “LIXO”!

Existe um exemplo fenomenal: o cara pede um sanduiche qualquer, do balcão à mesa e nos demais 5 minutos que se leva para comer o pedido, o que se joga fora de papel, papelão, isopor e plástico não está no gibi! Prestem a atenção. Ninguém gosta de lixo ou pelo menos grande parte das pessoas, mas em sua grande maioria poucos cidadãos se preocupam em dar o destino correto ao seu próprio lixo, aquele que é produzido por si próprio, por sua família, por seu comercio ou por sua empresa. E acaba que cada tipo de lixo merece um capítulo à parte, mas não é esse o nosso objetivo aqui.

lixo

Isso tudo me leva a pensar por que pessoas “abandonam” lixos a todo o momento? A coleta do lixo tem horários pré-determinados, pois se não fosse assim, nem todo o dinheiro de impostos do mundo conseguiria manter a cidade limpa.

Mas não é assim que acontece, também em minha cidade. É só dar uma olhada pelas ruas e calçadas para se ver lixo por todo o canto. No começo eles ficam comportadinhos nas deprimentes lixeiras ou no chão mesmo, mas com o passar das horas, como se eles tivessem vida, os detritos começam a se espalhar a olhos vistos. E a imagem é aterradora, vejam aonde que a “coisa” pode chegar. Posto uma imagem que mostra o horror que é uma rua cheia de lixo. Não é uma imagem local, mas a carapuça serve de qualquer maneira.

Eu acredito que nunca saberei o porque das pessoas fazerem isso. É o mais fiel retrato de como a vida em comunidade não tem nada a ver com aquela pessoa. Já contei aqui mas relato novamente que é muito comum pessoas pararem o carro na beira do rio Bananeiras e atirar sacos de lixo lá, como se fosse a coisa mais normal do mundo! E se qualquer pessoa parar um pouco para ver os carros passando nas ruas verá lixo sendo lançado das janelas dos veículos a todo instante. Desde um “inocente” papel de bala, restos de embalagem até latas, sacolas plásticas e garrafas diversas! É um absurdo sem tamanho.

Por: Paulo Sarmento

[email protected]

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *