Vereador Fernando bandeira cobra rigor na fiscalização e aplicação de multas às carretas bitrem na Duque de Caxias

19

Hoje mais uma vez, os moradores das ruas Padre Lobo e Rute de Souza, na Chapada, passaram por momentos de tensão e apreensão. Por volta das 16:00 horas, de sexta feira, dia 17, uma carrega bitrem, com mais de 40 toneladas, não conseguiu romper o morro íngreme travou o trânsito. Elea foi rebocada por um caminhão, mas espalhou medo aos moradores, levando insegurança sob a tensão de voltar nas casas e causar um acidentes de maiores proporções.

Decreto restringiu circulação de bitrem, mas vereadora cobra aplicação da legislação

Um dos defensores da restrição das carretas no local, o vereador Fernando Bandeira (PTB) reagiu cobrando mais rigor na fiscalização dos veículos. “Já realizamos reuniões e audiências públicas, mas estas ações pouco valeram.  Os moradores continuam apreensivos com esta situação. Como já avisei e alertei, uma hora vai acontecer uma tragédia”, salientou.

“Já existe um decreto que restringe a circulação das carretas porém não há fiscalização. Aplicam-se multas que aos infratores. Está é a solução. Se cumprirem a lei haverá mais segurança. Pouco adiantou nossa mobilização. Agora vamos exigir a aplicação do decreto que restringe o trânsito. Vamos mobilizar os moradores’, disse Bandeira. “O cenário é o mesmo há vários anos e a história se repete”, desabafou.

O decreto

Há quase um ano, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) restringiu o trânsito de carretas, bitrem e veículos com cargas pesadas nas ruas e avenidas de Lafaiete. Um decreto seguido da portaria nº 356 já está em vigor com proibição da circulação em Áreas de Máxima Restrição de Circulação (AMRC) demarcadas pelo DMT após um estudo de impacto na cidade.

Audiência pública discutiu e propões mudanças na circulação de carretas em Lafaiete

A intenção é enfrentar o tráfego pesado em especial na Duque de Caxias onde caminhões constantemente levam perigo aos moradores com carga de até 50 toneladas colocando em risco a infra estrutura urbana quando danificam o asfalto. Pelo decreto, os veículos acoplados e similares com peso bruto superior a 9 toneladas, com ou sem carga ficam proibidos de circularem nas Áreas de Máximas Restrições de Circulação (AMRC) que serão sinalizadas através de “placas R9” indicando a proibição.

Os veículos enquadrados terão que obter uma autorização prévia através do Departamento Municipal de Trânsito para transitarem em determinadas avenidas, caso contrário serão autuados com base na Portaria. Mais informações pelo telefone do DMT (31) 3769 2517.

Vejam os dias e horários determinados pela restrição nas vias sinalizadas.
I- De segunda a sexta-feira das 06 às 09 Horas, 11as 13horas e de 16 às 19 horas.
II- Aos sábados das 07 às 14 horas.

Leia também:

https://correiodeminas.com.br/de-novo-carreta-bitrem-trava-transito-na-padre-lobo-e-revolta-moradores/

https://correiodeminas.com.br/de-novo-em-menos-de-24-horas-carretas-sofrem-acidentes-e-interditam-transito-na-padre-lobo/

https://correiodeminas.com.br/rotina-e-perigo-carreta-atrapalha-transito-na-chapada-e-revolta-moradores/

https://correiodeminas.com.br/so-placa-nao-resolve-problema-do-transito-de-carretas-na-duque-de-caxias-insinua-bandeira/

https://correiodeminas.com.br/sem-contorno-carretas-ameacam-aplicar-um-no-no-transito-de-lafaiete/

https://correiodeminas.com.br/lafaiete-restringe-trafego-de-carretas-e-bi-trens/

https://correiodeminas.com.br/audiencia-cobra-melhorias-no-transito-e-retirada-do-transito-pesado/