Cultura tropeira: Trilha dos Inconfidentes lança mais dois trechos da Rota Raízes da Marcha nesta semana

Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região, esse é o Raízes da Marcha. O novo roteiro do Circuito Trilha dos Inconfidentes que pretende resgatar todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo, e na produção de artigos produzidos à base de couro.

Nesta sexta-feira, dia 15 de julho, será feito o segundo lançamento do trecho, na cidade de Lagoa Dourada. O evento será realizado no Parque de Exposição no Centro da cidade, às 9h. Já no sábado, dia 16 de julho, acontece o lançamento do terceiro trecho da rota, na cidade de Prados. O evento será às 11h na Pousada Vivenda Letícia.

O projeto Raízes da Marcha envolve os seguintes municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas. Ao passar por estas cidades, o turista terá a oportunidade de experimentar diversas características do interior de Minas Gerais, como a calmaria do campo, o convívio com a natureza e com os animais e, claro, a típica hospitalidade do povo mineiro.

O roteiro, portanto, será uma oportunidade de levar o turista à uma imersão no universo da ruralidade mineira, perpassando por toda região em contato direto com fazendas e ranchos e lojas de produtos de couro. Assim, o Circuito Trilha dos Inconfidentes trabalha pelo resgate histórico e pela preservação da memória cultural da região.

O Circuito da Trilha dos Inconfidentes

Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. Além do Circuito Raízes da Marcha, o Circuito Trilha dos Inconfidentes conta também com outras rotas: Caminhos de São Tiago, Rota das Estações e Rota do Queijo Terroir.

 As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso,Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. As características da região proporcionam uma infinidade de atrativos que vão desde passeios históricos, passando pelo ecoturismo,o turismo de aventura, turismo rural e tendo a cozinha mineira como principal elo entre os atrativos do estado.

***

Acompanhe pelas redes sociais:

No Instagram: @tonatrilha

No Youtube: Tô na Trilha

No Facebook: facebook.com/tonatrilha.tur.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular