Música regional perde o talento e o carisma de “Renatinho Baterista”

Uma perda para a música de Entre Rios de Minas e da região. Faleceu nesta manhã (21), ais 54 anos, em decorrência de um problema cardíaco, Renato César Cardoso Oliveira, o “Renatinho Baterista” ou “Nate”.
Renato era servidor público municipal concursado, tendo sido admitido na Prefeitura Municipal no cargo de Fiscal de Obras e Serviços no ano de 1998. Desde 2013, passou a assumir a Diretoria do Departamento de Gestão Urbana, o qual é responsável pela manutenção da limpeza pública do Município, desenvolvendo um amplo e exitoso trabalho na condução da política pública de destinação de resíduos sólidos na cidade cidade.
O músico era extremamente conhecido por toda a comunidade, de trato afável, tendo iniciado sua carreira no domínio de uma bateria que foi confeccionada pelo seu próprio pai. No início, veio a constituir a Banda MEGATON, iniciada em uma garagem, a exemplo de outras tantas bandas de rock que influenciaram a cena musical durante as décadas de 1980 e 1990 país afora.
Posteriormente, veio a integrar a banda Planalto Central, tendo interrompido o trabalho na música por um tempo em decorrência de uma cirurgia cardíaca. Quando retornou aos ensaios e palcos, de posse de uma válvula do coração denominada MIRA 21, recebeu dos amigos músicos a sugestão por intitular o novo grupo de rock com o nome da estrutura cardíaca, dando início a um projeto musical, um power trio formado por guitarra, baixo e bateria, que perdurou por décadas e embalou os corações apaixonados pelo rock na cidade de Entre Rios de Minas.


Sua última apresentação nos palcos ocorreu no Festival Rock in Rios, realizado no Villa Lobo em julho deste ano, quando na ocasião o baterista se apresentou ao lado dos amigos integrando a Banda Mira 21. O encontro das bandas foi de grande emoção para todos os envolvidos, que puderam reviver momentos memoráveis da cena musical de nossa cidade. Sua história está descrita no livro Rock in Rios, de Iraty Boelsums e Pedro Duarte.
Os vereadores de Entre Rios de Minas lamentam tão expressiva perda para todos os músicos e moradores de nossa cidade, assim como para o serviço público, uma vez que o servidor sempre se pautou pela eficiência, pela cordialidade e pelo respeito à população e ao Município. Na oportunidade, manifestam suas condolências aos familiares, amigos e colegas servidores, em especial ao seu filho Vinícius Silva, exímio baterista que seguiu o legado de seu pai.
Em nome de todos os vereadores, o Presidente da Câmara Municipal publicou portaria declarando Luto Oficial no âmbito do Poder Legislativo Municipal pelo período de 03 (três) dias. As bandeiras do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende estarão hasteadas a meio mastro pelo período.
As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. (Texto: Eduardo Maia- Jornalista)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular