22 de junho de 2024 20:11

Bombeiros caminham 30 minutos pra salvar lobo guará debilitado

Bombeiros resgatam lobo-guará ferido na zona rural do município de Antônio Carlos

O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi acionado, no início da noite desta quinta-feira, dia 8, para realizar o salvamento de um lobo-guará em um sítio, na Comunidade Retiro do Silêncio, em Antônio Carlos (MG).

Segundo a solicitante, ela havia avistado o animal se debatendo com uma das patas presas entre madeiras de uma ponte para pedestres. Assustada e acreditando que o animal conseguiria sair sozinho, ela continuou a caminhada em direção à fazenda onde trabalha. Porém, ao passar novamente pela ponte, pôde avistar o lobo caído na valeta logo abaixo, momento em que acionou o Corpo de Bombeiros.

Os militares caminharam por cerca de 30 min por um terreno acidentado até chegar ao local onde o animal estava.

De acordo com a Tenente Maria, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “o lobo-guará estava aparentemente desidratado, debilitado e com ferimento numa das patas traseiras, apresentando parasitas (moscas e larvas). Por se tratar de uma espécie silvestre, foi necessária grande cautela por parte da guarnição, tanto para evitar um possível ataque, quanto para não agravar o estado do animal”. Ainda de acordo com a Tenente, com o uso de equipamento apropriado para capturar animais, os bombeiros conseguiram retirá-lo da vala com segurança e transportá-lo até a viatura utilizando meios de fortuna (uma padiola improvisada pela equipe). “Diante do quadro de saúde do animal, ele foi conduzido à clínica veterinária apoiadora Late e Mia para avaliação e cuidados”, explica Maria.

É importante ressaltar que, em caso de se deparar com animais silvestres feridos, deve-se manter a distância e fazer contato com o Corpo de Bombeiros – 193.

Equipe que atendeu a ocorrência: Tenente Maria, Cabo Damião e Soldado Alvim

Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade