As pessoas que completam 60 anos em 2026 precisam ficar atentas a uma série de benefícios que terão direito a receber. Quem chega a essa idade no Brasil ganha gratuidades em diversos serviços, o que ajuda a ter um acesso mais facilitado e também a reduzir gastos fixos. No entanto, é preciso estar de olho nas regras.
Para fins legais no Brasil, uma pessoa com 60 anos já é considerada idosa e, por isso, se torna beneficiária de uma série de políticas públicas que tratam de mobilidade, saúde, lazer e atendimento prioritário. Enquanto alguns desses serviços são garantidos de forma automática, outros precisam de cadastros. Confira alguns benefícios a seguir:

- passagens gratuitas ou com desconto em transportes públicos;
- acesso a medicamentos gratuitos ou subsidiados pelo SUS;
- pagamento da meia-entrada em atividades esportivas, culturais e de lazer;
- prioridade no atendimento, seja em serviços essenciais, públicos ou privados.
Gratuidades são garantidas por lei a quem tem 60 anos ou mais
A isenção do IPTU é outro benefício dado a quem chega aos 60 anos. Só que essa política não se aplica a todo o território nacional e depende dos critérios definidos pelas Prefeituras de cada cidade. Por outro lado, no que diz respeito à saúde pública, os idosos têm acesso facilitado a atendimento especializado e a outros itens, como por exemplo fraldas geriátricas e medicamentos.
Os idosos também garantem o atendimento preferencial em bancos, supermercados e repartições públicas, a prioridade na restituição do Imposto de Renda, uma maior velocidade em processos judiciais e trâmites legais, além de terem acesso às vagas de estacionamento reservadas, seja em áreas públicas ou privadas. O mais importante é buscar se informar sobre os direitos e aproveitar as grautidades concedidas por lei.
FONTE: CORREIO DO ESTADO




