Projeto de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio
movimenta economia de Itatiaia, com artesanato inspirado na igreja
![Igreja Matriz de Santo Antônio - Itatiaia/Foto: Stênio Lima/Reprodução](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Igreja-Matriz-de-Santo-Antônio-Itatiaia-Stênio-Lima.jpg)
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, de Itatiaia (Ouro Branco/MG), além de se empenhar na preservação da Matriz de Santo Antônio com a promoção de seu restauro, também investe na educação patrimonial e na geração de renda da comunidade. No dia 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico, o restaurador responsável pela obra da igreja, Gilson Ribeiro, apresenta à comunidade a palestra Conhecendo e Preservando nosso Patrimônio, às 17h, no interior da Matriz. O evento é aberto para comunidade e a quem se interessar pelo restauro. A expectativa é que, além da palestra, o grupo presente escolha o tema da próxima oficina de educação patrimonial, que será realizada com a comunidade.
Gilson Ribeiro já comandou quatro oficinas de educação patrimonial com a comunidade, apresentando a técnica do douramento, que pode ser usada em garrafas de vidro vazias. Assim, o que poderia ser descartado como lixo passa a ser matéria-prima para peças artesanais que geram renda para a comunidade. Após o douramento das garrafas, a comunidade trabalhou as peças com pinturas, tais como as descobertas sobre camadas de repintura nos retábulos da Matriz. São flores, folhas, parreiras, uvas e aves. “Criamos, assim, um artesanato que é sustentável, que se preocupa com o meio ambiente”, explica Gilson. Algumas das peças produzidas já foram comercializadas, e a comunidade se preparar para ser especializadas nesse tipo de artesanato. Assim, garantem renda extra para suas famílias, tudo agregado ao restauro da Matriz de Santo Antônio.
![Oficina de douramento em garrafas Oficina de douramento em garrafas/Foto: Stênio Lima/Reprodução](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Oficina-de-douramento-em-garrafas-Oficina-de-douramento-em-garrafas.jpg)
As crianças da comunidade aprenderam a fazer o douramento em peças de cerâmica. Com elas, o restaurador também trabalhou com a importância do cuidado com a Matriz e com seus elementos artísticos, já que o patrimônio é sempre um legado para as próximas gerações.
A propagação do amor e do cuidado com o patrimônio entre os moradores de Itatiaia acontece, também, em outras ações promovidas pelos Bem-Te-Vis. O grupo de artesanato local tem trabalhado, com o apoio de Gilson Ribeiro, em peças bordadas com motivos da Matriz e dos desenhos descobertos sob as camadas de repintura. São panos de prato e estandartes, comercializados nas Feiras de Artesanato e Gastronomia, que acontecem a cada dois meses em Itatiaia/MG. As peças são vendidas muito rapidamente, e já há encomendas para as artesãs, o que movimenta a geração de renda local.
A comunidade tem estado presente às ações de educação patrimonial e tem solicitado mais ações desse tipo. “É com muita alegria que vemos a participação constante dos moradores de Itatiaia, pois o trabalho conjunto que possibilitou o restauro é comunitário e, afinal, somos nós os responsáveis pela manutenção do nosso patrimônio, com suas características originais”, afirma a presidente dos Bem-Te-Vis, Máxima Bernadete.
Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte:
![Artar-mor e altar colateral do Senhor dos Passos da Matriz de Itatiaia /Foto: Stênio Lima/Reprodução](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Artar-mor-e-altar-colateral-do-Senhor-dos-Passos-da-Matriz-de-Itatiaia-Foto-Stênio-Lima.jpg)
Iphan)
Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.
Serviço
Palestra Conhecendo e Preservando nosso Patrimônio, com o restaurador Gilson Ribeiro
Dia 17/08 (quarta-feira)
Às 17h