15 de junho de 2024 11:17

Projeto Cerâmica Saramenha promove exposição em Ouro Branco

ceramica-foto-peca-eduardo
O Projeto Cerâmica Saramenha iniciativa apoiada pela Gerdau/Foto: Eduardo

Entre os dias 19 e 23 de setembro, o Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, realizará uma exposição com as peças fabricadas pelo Mestre Leonardo. A mostra, que estará em cartaz na Fazenda Carreiras, faz parte da programação da Semana do Patrimônio Histórico.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história da Cerâmica Saramenha, considerada patrimônio imaterial de Ouro Branco, por meio dos monitores da Agência de Desenvolvimento do Município (ADEOB) e pelo Mestre Leonardo. A entrada é gratuita e as peças poderão ser vistas durante toda a semana, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Para o Mestre Leonardo, a iniciativa proporcionará uma verdadeira viagem no tempo por meio da história da cerâmica. “Nosso objetivo é levar conhecimento e divulgar a importância desse projeto entre a população. Muitos não conhecem a história do Mestre Bitinho, que hoje dá o nome a nossa oficina escola e que foi fundamental para a disseminação da técnica de produção e preservação da Cerâmica Saramenha”, ressalta.

 Sobre o Projeto

A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.

Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade