15 de junho de 2024 11:37

Urbanicidade – Efeito “Dunning-Kruger”.

Como venho dizendo ultimamente deixei de acompanhar o noticiário pelos veículos tradicionais de “informação”. A internet chegou para ficar e assim tenho a oportunidade de escolher quais os meios de informação quero acompanhar.

Inicialmente pode parecer estranho, mas se formos pensar cuidadosamente é muito mais sensato agir assim. Afinal, os grandes meios de mídia e informação nada mais são do que veículos que transmitem a visão de pessoas que comandam as altas esferas de comunicação e poder passando-nos, apenas e a grosso modo, suas próprias maneiras de pensar. E é claro, tudo isso recheado com entretenimento, violência, desgraças, curiosidades, etc, mecanismos clássicos de captura de interesse.

Clicando aqui e ali, descubro a existência de um fenômeno que desconfiava existir, mas não sabia claramente o que era ou seu nome. A “coisa” chama-se efeito “Dunning-Kruger”.

 

Tudo começou quando fui ler um artigo de Wilson Roberto Vieira Ferreira (aqui: http://jornalggn.com.br/blog/wilson-ferreira/impeachment-o-nao-acontecimento-e-a-psico-historia-por-wilson-ferreira), intitulado “Impeachment, o não-acontecimento e a psico-história”, que desde já recomendo àquelas pessoas que cultivam a liberdade de pensamento sem se preocupar com carimbos pseudo modernos do tipo esquerda/direita ou seus derivados tupiniquins do tipo coxinha/petista. Basta ler o que está escrito, não é necessário tomar partido de nada.

Guardada as devidas diferenças, o atual impeachment somente pode ser comparado com outros não-acontecimentos como a seminal Guerra do Golfo de 1992: as transmissões ao vivo da CNN é que ditavam o timing e extensão dos acontecimentos – enquanto dava audiência, a guerra era estendida para ajudar uma possível reeleição do presidente George Bush pai. De repente, as areias do deserto se transformaram em um gigantesco estúdio em live action para a CNN. Aproveitando o enfoque, hoje esses estúdios foram os Supremos Tribunais e as plenárias do Congresso Nacional.

 O que é “efeito Dunning-Kruger: indivíduos com pouco conhecimento sobre o assunto acreditam saber mais do que especialistas por estarem constantemente abastecidos midiaticamente por clichês, sofismas e frases prontas. O que reforça ainda mais a ignorância, ao ponto de se tornar incapaz em reconhecer o próprio erro”. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade