Alunos da Escola Municipal Maria José de Andrade, do bairro Jardim Profeta, apresentaram trabalhos artísticos no encerramento do Projeto Biblioteca Ambiental Itinerante “Ler Doce Ler”, nesta quarta-feira, 30. O projeto, voltado para os alunos da Educação Infantil, de 3 a 5 anos, é fruto de uma parceria entre a FERROUS e a Secretaria Municipal de Educação.
“Eu acho o projeto muito interessante. Além de fazer as crianças terem os primeiros contatos com os livros e assim desenvolver futuros leitores, oferece a oportunidades delas terem contato com tema do Meio Ambiente aprendendo coisas novas”, avaliou a professora Lidiane Cristina de Faria Soares. A pequena Ana Júlia, de 4 anos, ficou empolgada apresentando seu trabalho. “Eu colori a cobrinha igual do livrinho. É divertido!”, disse.
Mais de 800 alunos das escolas municipais Odorico Martinho da Silva (Pires), Pingo de Gente (Dom Oscar), Oscar Weinschenck (Matriz), Rosália Andrade da Glória (Alvorada) e Maria José de Andrade (Jardim Profeta) tiveram à disposição 40 livros com histórias relacionadas a preservação do Meio Ambiente. A partir da leitura dessas obras, as crianças produziram trabalhos artísticos.
“Além de incentivar a leitura, o objetivo deste trabalho é que, desde bem pequenas, as crianças tenham propostas pontuais sobre as questões ambientais”, explica Andréa Cristina, coordenadora de Educação Ambiental da rede municipal de ensino.
A parceria entre a FERROUS e a Secretaria Municipal de Educação que resultou no projeto Biblioteca Ambiental Itinerante “Ler Doce Ler” será mantida no próximo ano. Além das cinco escolas que receberam a Biblioteca este ano, outras cinco farão parte do projeto.