20 de abril de 2024 02:55

População ajudará a definir os rumos do lixo de Congonhas

A Prefeitura está elaborando junto com a população o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Serão realizadas reuniões públicas em cada região da cidade entre 12 e 16 de dezembro. O objetivo destes encontros é identificar os problemas gerados na cidade pelos resíduos, os pontos de descarte irregular de resíduos (lixo úmido, reciclável e de construção civil, hospitalar, entre outros), ouvir sugestões da população, como, por exemplo, sobre a atual prestação de serviço de coleta.

Os setores da Prefeitura envolvidos neste trabalho são a Diretoria de Meio Ambiente, Diretoria de Obras e Manutenção Urbana, Vigilância Sanitária, Diretoria de Concessões Públicas e Diretoria de Planejamento Estratégico.

lixo
O objetivo destes encontros é identificar os problemas gerados na cidade pelos resíduos, os pontos de descarte irregular de resíduos (lixo úmido, reciclável e de construção civil, hospitalar, entre outros), ouvir sugestões da população, como, por exemplo, sobre a atual prestação de serviço de coleta/Divulgação

Com este trabalho, o Município pretende:

* Estabelecer normas referentes ao tratamento e descarte dos resíduos sólidos, que garantam qualidade de vida da população;

* Apresentar programas e ações de Educação Ambiental que sensibilizem a população para a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos;

* Criar fontes de negócios, emprego e renda, mediante a valorização dos resíduos sólidos;

* Identificar áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos e resíduos, tendo em vista que um aterro sanitário tem a vida útil diretamente relacionado a quantidade de lixo gerado por cada cidadão.

 

Programação (Todas as reuniões serão às 18h30)

Dia 12 – Setor 1: Pires, Mineirinha, Barnabé e Campos das Flores – Local: Escola M. Sr. Odorico Martinho da Silva, no bairro Pires.

Dia 13 – Setor 2: Alto Maranhão, Pequeri e Monjolos – Local: Escola M. Dona Caetana Pereira Trindade, no Alto Maranhão.

Dia 14 – Setor 3 – Joaquim Murtinho, Lobo Leite, Vila Cardoso, Vila Marques, Leopoldina Barbosa, Cidade Jardim e Ipiranga – Local: Escola M. João Narciso, no Joaquim Murtinho.

Dia 15 – Setor 4 – Sede do Município, inclusive Jardim Profeta, Casa de Pedra, Grand Park e Santa Quitéria. Local: Câmara Municipal.

Dia 16 – Setor 5 – Dom Oscar, adjacências e Residencial. Local: Escola M. Judith Augusta Ferreira.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade