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Via 040 investe mais de R$ 109 milhões na recuperação e conservação da BR-040 em 2016

No período, Concessionária implantou mais de 5 mil novas placas na rodovia, pintou 1,3 mil km de faixas nas pistas e recuperou mais de 300 km de pavimento

 A sinalização e o pavimento da BR-040 receberam constante atenção da Via 040 ao longo de 2016. Os trabalhos de recuperação e conservação da rodovia, essenciais para segurança viária e fluidez do tráfego, proporcionaram resultados como a implantação de mais de 5 mil novas placas de sinalização e recuperação de mais de 300 quilômetros de pavimento durante o ano passado. Os investimentos da Concessionária nas atividades de manutenção e revitalização da BR-040 chegaram a R$ 109,2 milhões no período.

As boas condições da sinalização são peças-chave para a segurança dos usuários. Além da implantação de 5.122 placas, a Via 040 promoveu a pintura de 1,3 mil quilômetros de faixas nas pistas. Outro ponto a ser destacado é a instalação de 34.582 tachas refletivas (olhos de gato) na rodovia.

A Concessionária trabalhou também na manutenção da qualidade do pavimento. Com equipes dedicadas exclusivamente ao monitoramento e recuperação do asfalto, em 2016 foram revitalizados 312 quilômetros de pistas. Em atividades emergenciais de correção, foram empregadas 340 toneladas de massa asfáltica no período.

“As ações de recuperação, manutenção e conservação da rodovia são percebidas diretamente pelos usuários. São melhorias que a Via 040 promove no curto prazo. Ao cuidarmos da qualidade do pavimento e da sinalização, por exemplo, ajudamos motoristas e passageiros a terem viagens mais seguras e confortáveis. Este tipo de trabalho é um componente fundamental do amplo projeto de modernização da BR-040”, comenta o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira.

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO

A Via 040 investiu também na ampliação dos elementos de proteção aos usuários da BR-040 em 2016. Foram instalados e recuperados 11.300 metros de defensas metálicas no trecho sob concessão.

Entre 2015 e 2016, a Concessionária instalou 9.154 metros de telas antiofuscantes e antitravessia de pedestres em trechos estratégicos, como no Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

ESTRUTURAS PRÓPRIAS

A Via 040 mantém duas importantes estruturas para a execução das ações de revitalização da sinalização e do pavimento da BR-040: a Fábrica de Placas e o Laboratório de Pavimentação e Solos. As unidades funcionam no Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), nas proximidades da sede administrativa da Concessionária.

A Fábrica de Placas atua tanto no reparo quanto na fabricação de novos elementos de sinalização vertical, garantindo maior eficiência na manutenção do sistema. Ao dispor de estrutura própria, a Via 040 acelera os processos de reposição ou conserto de placas danificadas, por exemplo.

O Laboratório de Pavimentação e Solos, construído no âmbito do projeto de Recursos de Desenvolvimento Tecnológicos (RDT) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), trabalha com análises de desempenho dos compostos das pistas de rodagem. As pesquisas permitem à Concessionária elevar a durabilidade do pavimento e melhorar os padrões de manutenção e restauração da rodovia.

RESULTADOS GERAIS

A Via 040 executa de forma permanente trabalhos de recuperação e conservação na BR-040. “Na última pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), que verifica o estado das rodovias brasileiras, a BR-040 foi classificada com índice “Bom” nos quesitos “Estado Geral”, “Pavimento” e “Sinalização”, o que reflete os trabalhos executados continuamente pela Via 040”, avalia José Aparecido de Oliveira.

Veja abaixo os resultados dessas atividades em 2016:

TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO

  • Recuperação completa de 312 km de pavimento;
  • Aplicação de 339.868 quilos de massa asfáltica em operações emergenciais de recuperação das pistas;
  • Revitalização de 1.304 km de sinalização horizontal (faixas pintadas nas pistas);
  • Implantação de 34.582 tachas refletivas (olhos de gato);
  • Instalação de 5.357 novas placas de sinalização em todo o trecho;
  • Implantação e recuperação de 11.326 metros de defensas metálicas;
  • Execução de manutenção vegetal na faixa de domínio (podas, roçadas e capinas) em extensão equivalente a 23.568 quilômetros lineares;
  • Limpeza de 11.121 dispositivos do sistema de drenagem;
  • Recolhimento de um volume de resíduos na faixa de domínio equivalente a 4.105 caminhões

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