Visando mais investimentos e empregabilidade para a população do território das Vertentes, o deputado estadual Glaycon Franco, levou os prefeitos e as lideranças da região para uma reunião com secretário-adjunto de Estado de Turismo, Gustavo Pessoa Arrais, que tratou assuntos pertinentes a fomentação do turismo nos municípios.
Estavam presentes na reunião, os prefeitos de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, o prefeito de Ritápolis, Higino de Sousa, o prefeito de Casa Grande, Luiz Otávio, o prefeito de Queluzito, Célio Pereira, o prefeito de São Tiago, Denilson Silva, o secretário de Turismo e Cultura de Lagoa Dourada, Climene Pereira, o diretor de Esportes de Lagoa Dourada, Flávio Francisco Tavares, o designer, Marcus Vinícius Duarte, o secretário de Cultura e Esporte e Lazer de Entre Rios de Minas, Felipe Resende, o secretário de Governo de Conselheiro Lafaiete, Dylan Franco, o músico, Diogo Souza, o assessor de Queluzito, Clésio Eduardo, a representante de São João del-Rei, Silvana Toledo, o gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário e o assessor Leandro Magno e o presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, Douglas de Carvalho Henriques.
Durante a reunião, o criador do projeto “Caminho de São Tiago-Santa Rita”, Elias Lima, falou sobre o seu projeto que pretende fortalecer o turismo por meio de uma rota inspirada no Caminho de São Tiago de Compostela, que fica na Espanha.Neste projeto, pretende-se destacar as riquezas dos municípios com trilhas e percursos alternativos para desfrutar da biodiversidade natural e cultural da região. Os prefeitos e representantes que participaram da reunião mostraram–se interessados no projeto, principalmente, pelos vários empregos que poderão ser gerados nas cidades, além de mais renda e investimentos para o turismo mineiro.
“Foi muito importante a reunião porque os municípios precisavam de um grande articulador, e nós encontramos isso no deputado Glaycon Franco, responsável pelo encontro dos representantes das prefeituras. Esse projeto trará uma grande transformação na economia dos municípios”, afirmou o prefeito de São Tiago, Denilson Silva.
O deputado Glaycon informou que criará uma rede de contato entre as prefeituras e representantes a fim de fortalecer o projeto e buscar parcerias em todos os aspectos para evidenciar a diversidade cultural e natural da rota.“Eu e minha equipe vamos nos empenhar para realizar esse que não é um desejo só meu, mas de todos que participaram da reunião. Com tudo o que foi visto e falado, queremos fazer crescer o turismo. Estou unido com as prefeituras e vamos trabalhar para montar uma rota que destaque a particularidade de cada cidade” finalizou Glaycon.
Protocolo
Durante a reunião foi aprovado e assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado de Turismo, o deputado Glaycon Franco, os municípios presentes, o idealizador do projeto, Dr. Elias de Lima e a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette.
O Caminho São Tiago-Santa Rita tem cerca de 220 quilômetros de trilha e corta São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Queluzito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto.