19 de abril de 2024 07:41

Subsecretário do Governo de Minas abre debate sobre o artesanato de Lafaiete e região

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu na última sexta-feira (11) o subsecretário de Desenvolvimento Integrado do governo de Minas Gerais, Pedro Leão, que se reuniu com artesãos da região para esclarecer sobre o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Também esteve presente o deputado estadual Glaycon Franco, o secretário municipal de cultura Geraldo Lafayette e demais representantes culturais de cidades da região.

Pedro Leão reforçou a importância de se profissionalizar o ofício do artesanato, que atualmente tem sido utilizado como complemento de renda, e não como atividade principal. “Cultura é economia e o artesanato pode gerar bastante dinheiro. O Campo das Vertentes é um verdadeiro corredor de artesanato e Conselheiro Lafaiete está nesta rota. Temos que usufruir de nossa localização para escoar nossos produtos”.

Subsecretário do Governo de Minas abre debate sobre o artesanato de Lafaiete e região/Divulgação

O subsecretário ainda comentou sobre os cadastros de artesãos que serão realizados durante o “Governo Presente”, atividade que acontecerá em Conselheiro Lafaiete em outubro. A ação leva a sede do executivo para as cidades, com previsão da presença do governador e secretários de Estado em agendas específicas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. Ele também noticiou sobre o lançamento de um portal do artesanato no estado que ocorrerá em dezembro, juntamente com o Plano de Artesanato, possibilitando que os artesãos mineiros possam usufruir de um sistema de comércio eletrônico para venda de seus produtos (ecommerce).

O deputado Glaycon Franco comentou que a atividade artesã tem totais condições de evoluir mesmo em momentos econômicos delicados como o atual. “Vivemos a maior recessão na economia em muitos anos e o artesanato tem muito a contribuir para contornarmos esta situação. É bom ver este auditório cheio e ver que a categoria está empenhada em se profissionalizar”.

O Prefeito Mário Marcus esteve com o Secretário de Cultura, Geraldo Lafayete, oportunidade em que reafirmou seu apoio aos artesãos da cidade. Disse ainda que esta área tem recebido especial atenção da administração municipal dada a sua relevância na manutenção da identidade cultural por meio de manifestações e expressões populares e ainda como um importante fator para o desenvolvimento local e geração de fonte de renda. A administração tem o compromisso de valorizar e incentivar todas as atividades que fomentem a economia local e contribuam para o desenvolvimento do município de Conselheiro Lafaiete.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade