×


simulado de emergência

Otimista, secretário diz que posto de coleta de sangue deve ser implantado ainda em janeiro

Representantes do Hemominas estiveram visitando Lafaiete para instalação do posto de coleta de sangue/Reprodução

O secretário municipal de saúde, Alessandro Gláucio, disse durante audiência pública da saúde, que Lafaiete está bem próxima de receber o Posto Avançado de Coleta Especializada de Sangue (PACE). A declaração aconteceu ontem a noite, dia 7, durante audiência pública, na Câmara, que discutiu a saúde em Lafaiete. O evento coincidiu também quando os representantes da Fundação Hemominas, Luciana Barbalho (arquiteta), Maria José Trancoso (assessora técnica) e Heloisa Gontijo (da Gerência de Captação e Cadastro) visitaram 3 locais para a implantação do PACE disponibilizados pela secretaria de saúde nas unidades do Bellavinha, Vista Alegre e Linhazinha. Até na semana que vem o projeto de engenharia deve ser finalizado pelos técnicos para definição do local. Já o plano de trabalho deve ser aprovado ainda em janeiro. “Esclareço que o local é uma escolha técnica do Hemominas”, disse o secretário.

Além do local, o município investirá em mobiliário, insumos, energia, telefone, etc na manutenção do PACE que atenderá Lafaiete e demais cidades da região. A coleta será feira uma vez por semana. Outra conquista será a garantia do estoque mínimo regulador da agência transfusional que funciona no Hospital Queluz. Com o PACE, os doadores não terão que deslocar a São João Del Rei para a coleta.

Segundo o secretário foi um equívoco a declaração recente do Governador Pimentel (PT) de que Lafaiete não teria o PACE. “Ele desconhecia as negociações entre o Estado e Lafaiete que estavam avançadas com a articulação direta do deputado Glaycon Franco. Acredito que em janeiro de 2018 estejamos como o posto de coleta em funcionamento, bem antes de Barbacena”, comemorou.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp