Avelina Maria Noronha de Almeida
Abençoado e querido Nazaré!
CONTINUO A TRANSCRIÇÃO DA CARTA DE PATRÍCIA GONZAGA CARVALHO:
Outro dia, em outubro deste ano, a Globo, que é uma das patrocinadoras do prêmio Educador Nota 10, levou os professores premiados para conhecerem os bastidores do programa. Eu li os projetos pedagógicos deles antes e fiquei maravilhada com a qualidade, com a criatividade e a paixão com que eles faziam as coisas. Quando eles entraram no estúdio, fiz um círculo e contei pra eles uma coisa que aprendi nestes anos, como líder da maior empresa de comunicação da América Latina: hoje em dia quando um executivo quer aperfeiçoar suas funções, ele busca um MBA em administração…. mas isto é pouco, deveríamos estudar pedagogia que trabalha autonomia não autoridade, capacidade de gerar conhecimento e não ficar só na informação.
Então, um dos professores me disse emocionado: ‘você deve ter tido um excelente professor’. Nessa hora, me lembrei da senhora e de tantos outros professores como o Wilson, o Otávio, o Aloísio, Doris, Vilma Rolim, Irmã Maura e Irmã Camila, nas apaixonadas aulas de filosofia…. e tantos outros… Minha voz ficou embargada, respondi: ‘Um só não.Um colosso’. Vocês mudaram minha história, pois ao escrevê-la, preciso que assinem junto comigo, porque eu só trilhei o caminho que vocês abriram.” Agora entro eu um pouco. Patrícia, dos nomes que você citou, até poucos meses atrás estiveram Irmã Camila, como Diretora, e Irmã Maura, coordenando a Área Social.
Dos professores, apenas está lecionando atualmente o Professor de Física, Aloísio do Carmo Elói, o qual desenvolve um maravilhoso trabalho no Observatório Astronômico, que aparece na foto do Colégio, no início do artigo.
Todos o que você mencionou serão informados do seu carinho e reconhecimento da passagem deles em sua vida.
Continuando a carta de Patrícia:
“Vou raramente para Lafaiete, umas duas ou três vezes por ano, quando sou recebida com muito carinho pelos meus irmãos, Jaqueline e Cristiano (que também estudaram no Nazaré) e pelo meu amadíssimo pai, Geraldo Graciano de Carvalho. Devo a ele o nome que estampo na assinatura final do programa. Não fossem ele e minha mãe, Martha Eliza, que infelizmente nos deixou tão cedo, eu jamais estaria aqui. Papai e mamãe trabalhavam muito e lutavam para conseguir bolsa e pagar a mensalidade. Queriam que estudássemos no Nazaré, era o único “luxo” que tínhamos. Deram, pra gente, a oportunidade que não tiveram. Dedicaram a vida a isto. Eu jamais vou poder retribuir à altura. Gratidão imensa.”
E eu jamais vou esquecer aquela aluna brilhante e estudiosa! Sei que seu currículo é muito maior do que ela colocou na carta.
Achei, no Google, o link: Portal dos Jornalistas, onde estão focalizados vários jornalistas. Eis o que está lá sobre Patrícia Gonzaga Carvalho:
“Recebeu o Prêmio Jornalismo da Medtronic 2014, na categoria Telejornalismo, pela reportagem Entenda como funciona o Parkinson, veiculada pelo programa Bem Estar da TV Globo. Pelo programa a editora-chefe Patrícia também recebeu o Prêmio Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) na categoria eletrônico, na edição do IV Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde, entregue em 2014 pelo programa exibido em 21/8, dedicado ao tema meningite.
Antes recebeu o Prêmio Allianz Seguro de Jornalismo, em Primeiro lugar, com a reportagem Como não entrar numa fria publicado na revista Globo Rural em 2008.”
Meu recado para a querida PÉROLA Patrícia:
Muito agradecida pelas suas bondosas palavras dedicadas a mim e a seus outros professores! Muito agradecida pelas maravilhosas referências ao TEMPLO DO SABER, o nosso centenário COLÉGIO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ!
(Continua)