17 de maio de 2024 17:18

PROVE se articula em torno do “candidato da terra”

PROVE se articular em torno do “candidato da terra”/Reprodução

O PROVE (Projeto Voto Ético) chega a sua 3ª eleição exercendo seu papel de aglutinador e catalisador da força política de Lafaiete. Combater os candidatos paraquedistas, conscientizar o eleitorado e fortalecer a representação do Município as instâncias do poder, tanto na Assembleia de Minas ou na Câmara Dos Deputados.

Em 2010, o PROVE chegou para despertar o sentimento cívico e eleitoral defendendo a tese de “candidatura da terra”. “É preciso que todos se conscientizem que o seu voto pode mudar a história política de nossa terra, e que essa conscientização implica em não votar em branco, não anular o voto, votar em candidatos da nossa cidade e nunca, nunca mesmo, votar em candidatos paraquedistas, aqueles de fora”, era o lema do PROVE.

O movimento saiu da intenção, foi ás ruas e ganhou adesão irrestrita dos eleitores lafaietenses. Sem apoiar esta ou aquela bandeira ou mesmo corrente política, nem mesmo um nome, a ação do PROVE foi decisiva para que o atual deputado estadual Glaycon Franco (PV) chegasse a uma das cadeiras da Assembleia de Minas. Dos mais de 52 mil votos, cerca 70% foi oriundo do colégio eleitoral lafaietense.

Agora vem a eleição de 2018 e o PROVE chega a sua maturidade de consolidar a liderança de Lafaiete no cenário regional e reforçando o sentimento de cidadania através da votação do “candidato da terra”.

Na última semana os integrantes se reuniram para planejar e articular as ações para o período eleitoral. Agora os desafios cresceram, evoluíram e se transformaram diante de um cenário da degradação da política. Como motivar eleitor a votar? Mais que a urgência de possuir um representante, a importância a necessidade premente é despertar o interesse do cidadão na política.

Com quadro que caminha para a definição, Lafaiete terá diversos postulantes, seja no campo estadual ou federal. Haverá opões e chances para eleger vários representantes, ampliando a força lafaietense, mas fica uma pergunta: candidato da terra ou candidato regional?

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade