20 de abril de 2024 02:28

Vereadores atacam lentidão nas licitações e insinuam que setor emperra a administração; Prefeito salienta que zela pela eficiência dos recursos públicos

Vereador Fernando Bandeira/ CORREIO DE MINAS
O vereador Alan Teixeira/ CORREIO DE MINAS

O clima da última reunião da Câmara na semana passada foi de críticas a administração municipal. Em menos de 10 dias os vereadores voltaram a criticar o excesso de morosidade do setor de licitação que vem travando o Município e emperrando obras. As críticas vieram em sua grande maioria da própria base governista que não anda satisfeita com o setor e alertam que lentidão vai afetar serviços. “Estive na garagem e recebi um alerta que estão faltando pneus. Isso é reflexo da morosidade da licitação que já ela está criando problemas para a administração”, pontuou Carlos Nem (SD).

Vereador Pedro Américo/ CORREIO DE MINAS
O vereador Carlos Nem/ CORREIO DE MINAS

“Também estive na garagem e me informaram que uma ambulância estragou mas faltam peças por causa da licitação”, disparou Sandro José (PSDB). “A gente sabe que um processo licitatório é cercado de detalhes legais e prazos, mas não para tanta demora. Este setor está agarrando a administração”, assinalou Fernando Bandeira (PTB). “O que não pode é o povo pagar pela má gestão. O prefeito precisa ver o que está acontecendo”, completou.

Quando Bandeira voltou a propor uma nova reunião com o prefeito para levar as reclamações e demandas levantadas pelos vereadores, ele foi retrucado pelo vereador Pedro Américo (PT). “O prefeito já sabe de tudo o que está acontecendo. Na reunião ele disse que estava tudo certo e ainda elogiou seus secretários. Não temos que ter nova reunião”, sugeriu.

Iluminação pública

Vereador Sandro / CORREIO DE MINAS

As críticas continuaram principalmente quando da discussão do requerimento em que cobrava explicações sobre investimentos em extensão de redes, saldo em conta de recursos da contribuição para o serviço de iluminação pública e plano para a troca da iluminação dos postes por Led, mais econômicas e sustentáveis. O vereador Alan Teixeira (PHS), um dos autores do requerimento, antecipou que o município tem em caixa na conta específica quase R$ 9 milhões, porém por outro lado muitos bairros carecem de iluminação. “O problema não é dinheiro, mas a demora nas licitações”, disse.

O vereador Lúcio Barbosa/ CORREIO DE MINAS

Um dos exemplos citados foi o prolongamento da Marechal que já estava com os postes fincados para extensão de rede, mas uma árvore emperrou o projeto. “O projeto estava pronto e recursos garantidos, mas não estava calculado o desvio de uma árvore no percurso. Ao refazer o projeto veio o impasse com o Casip e tiveram que arrancar os postes”, explicou. Sandro insinuou demora nos processos licitatórios de iluminação pública.

O vereador Darcy José de Souza / CORREIO DE MINAS

O usar a palavra, o Presidente da Câmara, Darcy da Barreira (SD) demonstrou certa insatisfação na demora de obras. “Não sou de reclamar ou criticar, não é meu feitio. Mas está muito devagar. A licitação é prioridade”, refletiu. “Está faltado mais sangue a equipe”, disse.  O vereador José Lúcio (PSDB) também afiou a palavra engrossado o coro dos descontentes.

“Não tem nada parado e não vamos apressar as licitações”, assegurou Mário Marcus

O prefeito Mário Marcus garantiu que licitações seguem seu curso normal /CORREIO DE MINAS

Ouvido por nossa reportagem o prefeito Mário Marcus (DEM) refutou a tese de morosidade e reforçou que “não tem nada parado o setor”. Para explicar as críticas dos vereadores, ele recorreu ao início de sua gestão quando, segundo ele, assumiu a prefeitura desabastecida de produtos em todos os setores. Junte-se a este problema, a troca do sistema de compra que trouxe transtornos administrativos cujos desdobramentos até hoje atingem a administração. “Somente pudemos fazer uma licitação 3 a 4 meses após nossa posse. Os resultados são sentidos até hoje por nosso governo. Encontramos uma prefeitura zerada de produtos. Mas diante deste quadro não estamos inertes mas tomando todas as providências necessárias e não há qualquer licitação paralisada. O setor está em pleno trabalho”, garantiu.

A seu estilo próprio, Mário Marcus vem acompanhado de perto os processos licitatórios e em reunião permanente com os setores de compras e jurídico. “Estamos diariamente nos reunindo e ajustando os processos procurando imprimir um ritmo, sem contudo pular fases e os prazos ou reforçando a legalidade das licitações. Não vamos apressar os certames mas seguindo o rigor da lei com ética e transparência. Em alguns casos tivemos que refazer licitações por vícios e isso vem atrasando algumas áreas, mas zelamos pela eficiência e aplicação correta dos recursos. Esta é nossa responsabilidade” assinalou Mário Marcus.

Ele adiantou que estão em cursos as licitações para a obra de reforma do ginásio poliesportivo, compra de bombas d´água, ambulâncias entre outras. Mário explicou que a empresa vencedora para a compra dos kit’s escolares foi substituída pela segunda colocada por não cumprir o previsto a licitação. Segundo ele, dentro de 15, os alunos serão contemplados pelo material escolar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade