19 de abril de 2024 04:40

Movimento SOS Emprego lota Câmara e busca apoio dos vereadores contra a discriminação de mão de obra lafaietense no mercado regional

 

O drama vivido por centenas de desempregados lafaietenses repercutiu na Câmara ontem a noite quando representantes do grupo “SOS Emprego” encheram o plenário. Após uma reunião tumultuada, um grupo se encontrou com os vereadores em busca de apoio e a criação de movimento em favor dos trabalhadores locais. Esta não foi a primeira manifestação do grupo. Em agosto do ano passado trabalhadores desempregados tomaram a frente da prefeitura cobrando um apoio do Executivo e sua intervenção juntos as grandes empresas em favor da mão de obra lafaietense. O prefeito Mário Marcus (DEM) chegou a receber uma comissão dos trabalhadores e hipotecou apoio ao movimento.

Setes meses depois, novamente a principal reclamação permanece a suposta discriminação dos SINE’s regional, em especial de Congonhas e Ouro Branco, cujas exigências afastam os lafaientense em busca de uma vaga em um mercado onde a oferta supera a demanda e crise afugenta investimentos e a criação de novos postos de trabalho.

Os trabalhadores cobraram o efetivo apoio dos vereadores a causa do movimento, já que a prioridade nas contratações de empreiteiras das grandes mineradoras e siderúrgicas são reservadas a mão de obra de Ouro Branco e Congonhas e até mesmo Jeceaba.

Trabalhadores e vereadores formaram uma comissão em prol da defesa da mão de obra lafaietense

Os vereadores explicaram que já intercederam em favor dos trabalhadores e protocolaram uma denúncia de supostas discriminação dos SINE’s no Ministério Público do Trabalho, porém foram arquivadas por falta de provas. Na reunião, os representantes do SOS Emprego relataram em depoimentos até a exigência de título de eleitoral como critério nas contratações. Samuel Souza, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Montagem Industrial da Construção Civil, elogiou a qualificação da mão de obra lafaietense, mas esbarra na discriminação no momento das contratações.

Ao final das discussões foi criada uma comissão formada por vereadores e representantes dos trabalhadores que vão elaborar uma agenda de encontros. A semana que vem acontece uma reunião com o prefeito Mário Marcus onde vão buscar o apoio incondicional do Executivo, como também do deputado Glaycon Franco (PV).

A intenção é criar um movimento forte e coeso para atuar junto as direções das grandes empresas CSN MRS, Vale, CS, VSB, Ferrous entre outras quando vão sensibilizar os executivos a causa dos trabalhadores e em favor da igualdade de oportunidades.

Leia também: http://correio.local/camara-e-prefeitura-se-unem-para-cobrar-vagas-de-emprego-das-mineradoras-siderurgicas-e-sines-da-regiao-e-oportunidades-iguais-aos-trabalhadores-e-desempregados-de-lafaiete/

http://correio.local/lafaietenses-protestam-em-frente-a-prefeitura-e-cobram-intervencao-da-prefeitura-em-favor-de-empregos/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade