29 de março de 2024 05:28

140 anos depois: mais moderna e acessível, Câmara inaugura moderno prédio

Câmara Municipal de Entre Rios abre as portas da nova sede nesta sexta-feira, 9 de março      

Com o propósito de garantir mais acessibilidade e maior conforto à população no acompanhamento das atividades legislativas, a Câmara Municipal de Entre Rios de Minas abre as portas do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende hoje, sexta-feira, 9 de março. O momento histórico da instalação da sede própria do Legislativo Municipal será marcado por uma sessão solene, aberta ao público, a se realizar a partir das 10h, na Avenida Dr. José Gonçalves da Cunha, nº 40, no Centro de Entre Rios de Minas.

Para a inauguração da nova sede, a cerimônia contará com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, ressaltando a importância do trabalho do Legislativo para o desenvolvimento da cidade. Às 10h, está prevista uma solenidade do lado externo do prédio, com o descerramento da placa de inauguração, concessão de homenagens e fogos. Em seguida, já no Plenário Francisco Marzano, será realizada a primeira reunião, na qual será votada a resolução que transfere a sede do Legislativo da Rua José Resende para a Av. Dr. José Gonçalves da Cunha.

A construção da nova sede teve início em 2013, quando o então presidente da Câmara, Antônio Maia de Freitas, o Toninho Militão, se empenhou na conquista, junto ao Município, de parte do terreno localizado na Rua Comendador Pena, onde foi construído o novo edifício. De lá para cá, as obras foram executadas pela empresa HRV Construtora, sendo conduzidas também pelo ex-presidente Paulo Teixeira de Resende (2015-2016) e pelo atual presidente Franklin William Ribeiro Batista Soares (PSDB).

Com a abertura do prédio, a população de Entre Rios contará com espaço mais amplo e acessível para acompanhar as reuniões no Plenário Francisco Marzano. Além disso, poderá contar com a maior disponibilidade dos vereadores, em horários diferentes das reuniões, uma vez que o edifício dispõe de gabinetes de onde será possível otimizar o atendimento às demandas.

Mais funcionalidade

Pensando no compromisso com a boa utilização do espaço público, a nova sede da Câmara Municipal foi equipada com mobiliário e outros acessórios que permitirão usar o edifício para fins educacionais, profissionais e culturais. “A estrutura do novo plenário dispõe de cadeiras com pranchetas, que permitirão a aplicação de cursos e programas de formação para crianças, adolescentes e trabalhadores, de maneira a utilizar, da melhor forma, os recursos que aqui já foram empregados”, afirma o presidente, em nome de todos os vereadores.

Dentro da expectativa da atual presidência, a proposta é de utilizar o novo prédio para a criação de um posto de identificação civil, para a emissão de carteiras de identidade, em convênio que já está em processo de formalização junto à Polícia Civil, bem como a realização de programas como a Câmara Mirim e o Parlamento Jovem.  “Nossa ideia é promover uma formação política aos nossos jovens, garantindo o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania”, completa.

A Câmara Municipal de Entre Rios foi fundada em 1878, em respeito à Lei Provincial que criava o município da Vila do Brumado, completado em janeiro 140 anos. Até os dias atuais, funcionava na Rua José Resende, em um prédio cedido pelo Município, onde foram votadas mais de 1.700 leis municipais. Diante da necessidade de uma sede mais acessível, principalmente a cadeirantes e pessoas de mobilidade reduzida, fez-se necessária a construção de um novo prédio. Ao término da legislatura 2013-2016, os vereadores aprovaram a resolução que dava o nome do ex-vereador e ex-prefeito Arnaldo de Oliveira Resende ao edifício.

Com o início da nova legislatura, dentro dos primeiros atos da Presidência da Casa, o vereador Franklin deu continuidade às obras visando ao término e à abertura das portas do novo prédio. Compõem a atual legislatura os vereadores Antonio Bituri (PV), Anésio Costa (SD), Cláudio Reis (PSDB), Daniel Vieira (PSB), Fernando Enfermeiro (PTB), Karina Vasconcelos (PTB), Levi da Costa Campos (PMDB) e Roni Enfermeiro (PMDB).

Ex-vereadores homenageados

No interior do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende foi possível homenagear nomes ilustres de ex-vereadores de Entre Rios de Minas. Em dezembro do ano passado, a Câmara aprovou uma resolução que atribui nomes aos setores. O saguão de entrada do Edifício passou a ser chamado Saguão Sebastião Panzera Veloso, em homenagem ao Irmão Nonô. Já a galeria dos vereadores recebeu o nome de Geraldo Rodrigues Marzano. Ambos ocuparam a presidência da Casa em legislaturas distintas. Além deles, foi homenageada a primeira mulher eleita vereadora, Maria Helena Oliveira Pereira, tendo o seu nome atribuído à Sala de Reuniões anexa ao palco do Plenário. O nome de Francisco Marzano, atribuído ao plenário, foi mantido, conforme já vigorava na atual sede.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade