24 de abril de 2024 21:43

Restauração do Museu ferroviário está em fase final de conclusão, prefeito anuncia investimentos no patrimônio histórico e recuperação da fonte luminosa e casa de cultura

Já está quase concluída a restauração do Museu Ferroviário, localizado na extinta estação ferroviária na Rua Marechal Floriano. A obra está sendo realizada em parceria firmada entre a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a MRS.  Uma equipe com representantes da prefeitura e MRS esteveram no local para verificar o andamento da obra que deverá ser entregue à população dentro dos próximos meses. Estiveram no local o Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, o Secretário de Obras, Marcelo Neves, o engenheiro responsável pela obra, Renato Panhussatt, o arquiteto Heraldo Laranjo e representantes da MRS e IPHAN.

Visita de técnicos do IPHAN, MRS e da prefeitura acertam detalhas da finalização da obra do museu ferroiário

O Museu Ferroviário foi instalado na antiga estação ferroviária que é uma notável construção do século XIX, considerada uma importante marca integrante da primeira linha férrea criada no país, que recebeu a denominação Estrada de Ferro D. Pedro II, passando a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil em 1889. Na atualidade está a linha férrea sob concessão da MRS Logística, em comodato com a Prefeitura Municipal desde 1999.

Lafaiete vai ganhar mais um patrimônio restaurado através da parceira entre MRS, prefeitura e Ministério Público

Para o Prefeito Mário Marcus esta obra é mais uma ação da administração para a recuperação do patrimônio do município e para o resgate da nossa história. “Outros símbolos da cidade também já estão sendo recuperados como a Casa do Artesanato e o coreto da Praça Tiradentes, já em fase de conclusão. Além disso, já foi reaberto o Teatro Municipal e reformado e reorganizado o Museu e Arquivo Antônio Perdigão. A Casa de Cultura e a fonte luminosa também deverão ser recuperados em breve”, concluiu Mário Marcus.
O acesso ao Museu também será revitalizado com as melhorias que a prefeitura realizará na passagem subterrânea, obra será iniciada nos próximos meses.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade