29 de março de 2024 10:34

Águas de março e enchentes das goiabas: Defesa Civil alerta para temporais e frente fria na região

Água de março enchentes das goiabas: Defesa Civil alerta para temporais e frente fria na região/CORREIO DE MINAS

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu ontem um avisto metereológico em que alerta que as chuvas intensificarão ainda até do dia 19.

A previsão para as regiões centrais, Alto Paraopeba, Zona da Mata e Campo das Vertentes é de uma atuação de áreas de instabilidade e passagem de uma frente fria a partir desta sexta feira, dia 16, que deixará o tempo instável com pancadas de chuvas a qualquer hora do dia que podem ser localmente fortes e acompanhadas com rajadas de ventos e raios.

A previsão é de acumulados pluviométricos significativos eu podem superar a 100 mm. Para se medir a dimensão das chuvas que podem cair em Lafaiete, na quinta feira da semana passada, dia 8, quando as chuvas provocaram alagamentos, transformando o centro em um rio, caiu sob a cidade 50 mm.

Enchentes das goiabas

A data do próximo dia 19 é tão popularmente conhecida como “enchentes das goiabas”. A data se comemora o Dia de São José e período em que chove além do previsto.

Esta crendice faz parte da cultura brasileira de esperar pela enchente das goiabas. O dia 19 de março traz a última esperança de chuva, com “as águas de março fechando o verão”.

A data tem relação nas áreas rurais onde são comuns os pés de goiaba estarem carregados nesta época do ano e as frutas caírem por conta da chuva forte, o período ficou conhecido como “enchente das goiabas”. Para os mais religiosos, a fruta é deixada de lado e o fenômeno batizado de “enchente de São José”. No próximo dia 20 termina a estação do verão.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade