Falta pouco mais de um mês para um dos eventos mais queridos – e deliciosos – de Congonhas: o Festival da Quitanda, que será realizado no dia 20 de maio, na Romaria. A Noite de Caldos e Violas acontece no dia 19. A cidade e a região já estão entrando no clima. Nesta quinta-feira, 5, estudantes do curso de jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), que participam do projeto de extensão “Mídia Cidadã”, visitaram Congonhas para fotografar e entrevistar algumas das quitandeiras que participam da festa.
A professora do curso de jornalismo do UniBH, Virgínia Borges Palmerston, explica que o projeto “Mídia Cidadã” propõe planejamento de comunicação para organizações não governamentais (ONGs), escolas públicas, entre outros. “Tem sido feito um trabalho maior com as quitandeiras de Congonhas, envolvendo outros cursos, como o de Design, em que os alunos criaram a identidade visual das quitandeiras. Percebemos que a demanda delas é justamente o que oferecemos. Hoje estamos fazendo a etapa de execução do projeto. Vamos criar páginas no Facebook e no Twitter. Estamos coletando material visual e entrevistas com elas”, completa.
A quitandeira Neusa Aparecida se diz eufórica com sua estreia no Festival da Quitanda. “Estou feliz demais. Era um sonho participar. Espero que dê tudo certo e que o Festival seja um sucesso! Desde 7 anos de idade eu ajudava minha mãe na cozinha. Sempre gostei. Comecei a cozinhar e vender para a vizinhança. Também tinha barraca no Jubileu e vendia bolo para os romeiros. Estou achando muito boa a participação dos alunos do Uni-BH, porque com certeza a divulgação será ainda melhor”, conta.
Identidade visual
No ano passado, as quitandeiras de Congonhas ganharam uma identidade visual, que utiliza o símbolo da folha de Congonha e traços do Barroco. A marca, desenvolvida pelos alunos do Laboratório de Experimentações Gráficas (LEGRA) do curso tecnológico em Design Gráfico do UniBH, pode ser aplicada em diversas peças, como aventais, sacolas e cartões.