Um pequeno pedaço de plástico preto e um adesivo. Esses foram as ferramentas usadas por estelionatários na agência do Santander em Congonhas. Por pouco uma correntista que conseguiu bloquear o cartão magnético não se tornou vítima concreta do golpe que é aplicado em outras agências. Era por volta das 22:00 horas quando a mulher chegou ao caixão e se deparou com um dispositivo para furtar cartões de clientes.
Após acionamento a PM esteve no local e constatou que em um dos caixas havia um dispositivo instalado para bloquear a retirada do cartão magnético, bem como estava afixado na parte frontal do caixa uma etiqueta similar com a utilizada pela agência bancária na qual consta um número de serviço para atendimento aos clientes, tratando-se de um número falso.
Um senhora de 51 anos relatou que teve problemas e se cartão ficou travado no interior do caixa eletrônico. Nesse momento, ela disse que chegou um indivíduo desconhecido que se ofereceu para ajudá-la, inclusive orientando que ela ligasse para o número que estava descrito na etiqueta falsa.
Acreditando na boa vontade do desconhecido, a senhora realizou a ligação e repassou todos os seus dados pessoais ao atendente. Nesse ínterim, em um momento de distração da vítima, o desconhecido retirou o seu cartão do caixa eletrônico e correu em direção a um veículo Fox de cor prata que estava estacionado próximo a agência, tendo evadido do local.
A vítima relatou que ao chegar em sua residência, constatou que o número de telefone do banco não era o mesmo número repassado pelo desconhecido. De imediato, ela fez contato com a sua operadora de cartão e bloqueou o cartão. Ela não soube informar as características do desconhecido e do veículo, visto que estava muito nervosa na hora do fato.
A Perícia Técnica compareceu a agência bancária e ao realizar os devidos trabalhos periciais, recolheu o dispositivo de plástico utilizado para travar o cartão no caixa eletrônico e recolheu a etiqueta com o número de serviço falso.