Que percorre as ruas de Lafaiete percebe uma queda drástica na circulação de veículos devido a falta total de combustíveis. Os protestos dificultaram o escoamento de diversos produtos, atingindo o abastecimento de combustíveis e o funcionamento de serviços básicos. Os donos de supermercados garantem que há perigo de desabastecimento, mas em alguns estabelecimentos o estoque hortifrutti chega ao fim. Empresas de ônibus reduziram a circulação da frota como é o caso da Viação Sandra. Nossa reportagem ouviu diversos empresários de diversas atividades econômicas sejam privadas e públicas.
O principal problema é o desdobramento das paralisações na regularização de produtos como é o caso de combustíveis. Como estoques zerados a situação somente se normalizará na semana que vem.
Supermercados
Nossa reportagem conversou com os principais supermercados de Lafaiete que absorvem mais de 70% do consumo. Produtos mais afetados são os hortifrutigranjeiros já que o CEASA não funciona. Para contornar o problema, alguns compram ainda de produtores da região. Em casos das redes, onde as centrais estão fora de Lafaiete e depende de transporte de caminhões, os estoque não devem duram mais que 2 dias. No geral o abastecimento de gêneros alimentícios é regular e não compromete a população.
Viação Sandra e Comércio
A Viação Sandra e a Comércio Lubrificantes, do mesmo grupo, inicializaram hoje a racionalização de seu estoque de combustível com redução de diversos horários nas mais variadas linhas e trajetos. Se persistir as paralisações até domingo novas medidas serão tomadas para não interromper as atividades e manter o serviço.
Correios
Desde 2ª feira a central de distribuição, que funciona em Belo Horizonte, não despacha quaisquer tipos de correspondências para Lafaiete. Quando da retomada da rotina haverá superlotação de serviços o que vai atrasar as entregas. Os Correios já pedem até 15 dias para entregas de encomendas.
Combustíveis
Praticamente zerou o estoque de combustíveis em Lafaiete. Alguns poucos postos ainda têm estoque mas não passa de quinta feira. Em toda a região o estoque está praticamente zerado. O problema é que após as paralisações a regularização dos estoques nos postos vai demorar de 5 a 10 dias.
Limpeza e prefeitura
Prevenida, a Localix, empresa terceirizada de coleta de lixo e capina, afirmou que os serviços não serão afetados pelas paralisações dos caminhoneiros. Na prefeitura o abastecimentos do veículos está normal devido ao estoque no tanque e não compromete serviços públicos.